Quando devem ser consultadas as despesas no IRS?

Quando devem ser consultadas as despesas no IRS?

Depois, até 15 de março, podem ser consultadas no Portal das Finanças, numa nova página pessoal, que agrega todas as despesas. Os contribuintes podem ainda apresentar, ou corrigir, despesas quando preencherem o IRS, entre 1 de abril e 30 de junho.

Como consultar o IRS?

Agora basta selecionar o ano que pretende consultar e em poucos segundos terá acesso à informação desejada. No menu “ Consultar ”, pode também verificar os “ Movimentos Financeiros ”, ou por outras palavras, verificar o estado do reembolso do IRS.

Como obter o comprovativo do IRS?

Esqueça as longas esperas na Repartição de Finanças e as burocracias excessivas que anteriormente eram necessárias para ter acesso a uma simples certidão. Para obter o comprovativo, selecione: Clique aqui: Obter > Comprovativos > IRS > Declaração. Este comprovativo só estará acessível a partir do momento que a declaração for considerada válida.

LEIA TAMBÉM:   Como tirar visto americano J 1?

Como preencher a declaração de IRS online?

Na sua área pessoal, no Portal das Finanças pode preencher a sua declaração de IRS. Optar por preencher e entregar o IRS online é vantajoso, dado que a declaração é apresentada já pré-preenchida, o que facilita de forma considerável a sua tarefa.

Será que as despesas para dedução no IRS são registadas manualmente?

Ainda assim, as despesas para dedução no IRS como é o caso das rendas não são registadas nestes campos e sim em recibos como é o caso das rendas. Não é suposto que as rendas sejam inseridas manualmente.

Quais são as despesas do contribuinte com o IRS?

Caso contrário, os contribuintes teriam “lucro” com o IRS. Nesta categoria de dedução cabem todas as despesas da família que não entram nas restantes deduções: água, luz e gás, telemóvel, vestuário, calçado, eletrodomésticos, mobiliário, viagens, combustíveis, conta do supermercado.

Quais são as diferenças entre rendimento e dedução de despesas?

Com as regras antigas, o cenário fiscal seria o mesmo: rendimento tributável de 26 250 euros e dedução de despesas de 8 750 euros. A diferença é que não seria necessário justificar quaisquer gastos.

Como contribuem as despesas com saúde no IRS?

As despesas tidas com saúde contribuem para deduções no IRS em 15\% até um montante máximo de mil euros. Estas despesas englobam consultas, intervenções cirúrgicas, internamentos hospitalares, tratamentos, medicamentos, próteses, aparelhos ortodônticos, óculos e armações e seguros de saúde.

Como o IRS incide sobre todos os ganhos?

Tal como a designação indica, o Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) incide sobre praticamente todos os rendimentos dos cidadãos, salvo algumas exceções previstas na lei. Apesar de os contribuintes terem de declarar os rendimentos que obtiveram no ano fiscal transato, esta obrigação não abrange todos os ganhos.

Quando poderá submeter a declaração de IRS no Portal das Finanças?

De 1 de abril a 30 de junho poderá submeter a sua declaração de IRS no Portal das Finanças. Tal como a designação indica, o Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) incide sobre praticamente todos os rendimentos dos cidadãos, salvo algumas exceções previstas na lei.

Posso usufruir da dedução de despesas em sede de IRS?

Recorde-se que só pode usufruir da dedução de despesas em sede de IRS se estas faturas (referentes ao ano fiscal de 2018) tiverem o seu Número de Identificação Fiscal (NIF), também conhecido como número de contribuinte, e forem validadas dentro do prazo definido para esse efeito.

Quem tem direito a desconto no IRS?

Dão direito a desconto no IRS as despesas com apoio domiciliário, lares e outras instituições de apoio à terceira idade relativas aos contribuintes, dependentes, ascendentes e familiares até ao 3.º grau que não possuam rendimentos superiores ao salário mínimo nacional. As pensões de alimentos pagas aos filhos podem ser abatidas ao imposto a pagar.