Quando a pessoa se aposenta e continua trabalhando desconta INSS?

Quando a pessoa se aposenta e continua trabalhando desconta INSS?

Sim, mesmo aposentado, você deve continuar pagando INSS se continuar trabalhando. No Brasil, a partir do momento que uma pessoa exerce atividade remunerada, estará automaticamente vinculada ao INSS. Esse vínculo é obrigatório.

Sou funcionária pública aposentada posso pedir para voltar a trabalhar de novo como proceder?

É permitido ao servidor municipal, aposentado pelo INSS, continuar trabalhando, desde que a aposentadoria não seja por invalidez. E mais ainda, é passível de anulação judicial toda a rescisão de contrato decorrente de aposentadoria, com a reintegração ao cargo e pagamento dos direitos durante o afastamento do servidor.

Quanto tempo posso trabalhar após aposentadoria especial?

LEIA TAMBÉM:   O que faz um especialista em regulacao da Anvisa?

O processo demora cerca de 3 a 5 anos, e durante esse tempo a pessoa pode sim continuar no seu emprego ou profissão, isso ficou claramente decidido pelo STF como explicaremos abaixo.

Quais os direitos de quem se aposenta e continua trabalhando?

Quem se aposentar e continuar trabalhando permanece com os mesmos direitos trabalhistas do profissional comum: salário, férias, décimo terceiro, plano de saúde, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), entre outros.

O que é descontado após a sua aposentadoria?

O desconto de 14\% incide sobre a diferença entre o valor da aposentadoria e o salário mínimo. Hoje, o percentual incide sobre a diferença entre o salário do aposentado e o teto do INSS. Com a nova regra, o desconto será sobre a diferença entre o valor do benefício e o salário mínimo.

Qual a lei que permite o aposentado continuar trabalhando?

O que prevê a lei sobre aposentados que trabalham? Na nova previdência, quem se aposenta pode continuar trabalhando desde que sigam as condições citadas anteriormente. Além disso, devem ter os direitos que constam na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) preservados, como férias e décimo terceiro salário.

LEIA TAMBÉM:   O que vestir em Nova York em dezembro?

O que muda para os aposentados que continuam trabalhando?

Pode perder a aposentadoria especial?

No entanto, se optar por continuar ou retornar ao exercício das atividades especiais, o pagamento da sua aposentadoria especial será cancelado de forma automática. É por isso que, ao retornar às atividades insalubres ou periculosas, o aposentado especial perde o direito a esse benefício da Previdência.

O que a empresa deve fazer quando o funcionário se aposenta?

Assim, o empregado pode se aposentar e continuar a trabalhar normalmente na empresa, permanecendo seu contrato de trabalho com os mesmos direitos, deveres e encargos que haviam antes da concessão da sua aposentadoria, sendo que a empresa não terá que tomar qualquer providência quanto à aposentadoria do empregado.

Quem se aposenta e continua trabalhando tem direito ao PIS?

Atualmente o saque de alguns benefícios, são de direito do trabalhador e do aposentado, bem como o abono PIS/Pasep e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Cabe salientar, que aposentados em atividade, também possuem direito ao resgate do FGTS, abono PIS/Pasep, e as devidas verbas rescisórias.

LEIA TAMBÉM:   Onde passar a noite de nupcias no Rio de Janeiro?

Pode descontar dívida da aposentadoria?

Então se o banco descontou alguma dívida de seu benefício do INSS, é preciso atenção! Isso porque essa prática, apesar de comum, é ilegal se não houver um contrato que permita o referido desconto. Ou seja, descontar dívida de benefício do INSS pode representar por em risco o sustento do consumidor e de sua família.