Qual o status da Declaracao de imposto de renda do contribuinte?

Qual o status da Declaração de imposto de renda do contribuinte?

Assim que a Receita Federal recebe a declaração de imposto de renda do contribuinte, o status da mensa na consulta é apresentado como “Sua declaração está na base de dados da Receita Federal” como mostrado na figura abaixo:

Qual o estado da declaração do contribuinte?

A Receita informa na sua página de consulta da situação da declaração o estado atual do processamento. São cinco estados principais: O primeiro deles é Em Processamento. Este estado significa que a declaração do contribuinte foi recebida corretamente pela Receita mas ainda não teve a análise completada.

Como você pode consultar a sua declaração de renda?

Depois de ser enviada a sua Declaração de Imposto de Renda passa por um processamento realizado pela Receita Federal. Você pode consultar, a qualquer momento, a situação da sua declaração no extrato de processamento, disponível no sistema Meu Imposto de Renda, no e-CAC; ou de forma simplificado no sistema de consulta de restituição.

LEIA TAMBÉM:   Por que o credito e bom ou mau?

Qual o status de restituição da Declaração?

Em geral as restituições são creditadas no mesmo ano da entrega da declaração, mas dependendo dos cruzamentos da Receita Federal, pode-se levar meses e meses de processamento. O status “Em processamento” significa que a declaração foi recebida, mas o processamento ainda não foi concluído.

Será que a declaração de imposto de renda será processada automaticamente?

Em alguns casos, pode ser que a declaração de Imposto de Renda não seja processada e nem analisada automaticamente, de modo que o tratamento que será dado a ela será manual. O contribuinte que se deparar com essa frase, receberá alguma correspondência no endereço indicado no momento da declaração.

Qual o andamento da Declaração da Receita Federal?

Assim que o contribuinte entrega a sua Declaração, o primeiro andamento que aparece no sistema da Receita Federal é que “Sua Declaração está na base de dados da RFB”. Isso significa que a sua DIRPF foi efetivamente transmitida e que, como o próprio nome do status já diz, a mesma está no banco de dados da Receita para análise e processamento.