Qual o perigo de limpar o ouvido com cotonete?

Qual o perigo de limpar o ouvido com cotonete?

Um hábito comum que as pessoas têm é o de limpar os ouvidos com cotonete. O que muita gente não sabe é que isso pode trazer sérios riscos e complicações para a saúde auditiva. Infecções, inflamações, otite e até perfuração do tímpano são algumas delas.

Como limpar os ouvidos com cotonete?

O uso contínuo de cotonetes faz com que a pele comece a descamar. Ao longo do tempo pode causar eczema, uma inflamação crônica (dermatite) na pele do ouvido. O correto é umedecer uma toalha e, com a ponta do dedo envolvida nela, limpar a parte externa do ouvido.

Por que não devemos colocar objetos pontiagudos nas orelhas e evitar o uso de cotonete?

O problema é que as hastes flexíveis — ou qualquer objeto que alcance o local — podem machucar o ouvido. Os pesquisadores explicaram que os objetos têm potencial real de causar cortes nos canais auditivos, perfurar os tímpanos e ainda deslocar os ossos auditivos.

LEIA TAMBÉM:   Quanto tempo o ovo fica no oviduto?

Quando o cotonete entra no ouvido?

Sintomas de machucados causados por cotonetes no ouvido – Audição distante ou abafada; – Sangramento na região; – Dor. Em casos mais graves, como perfuração do tímpano, a lesão pode causar até a surdez no paciente.

Porque não se pode usar cotonete?

Os cotonetes, quando passados dentro do canal auditivo, removem a proteção natural do ouvido, deixando o órgão mais suscetível a contaminações por agentes patogênicos. Além disso, há sempre o risco de ferir os ouvidos e até causar perfuração de tímpano, caso as hastes flexíveis não sejam usadas corretamente.

O que acontece se usar muito cotonete?

Além disso, há sempre o risco de ferir os ouvidos e até causar perfuração de tímpano, caso as hastes flexíveis não sejam usadas corretamente. Na maioria das vezes o cotonete empurra a cera para o interior do canal auditivo ocasionando compactação da cera junto ao tímpano, piorando os sintomas e os riscos.