Qual o papel da escola na desconstrucao do racismo?

Qual o papel da escola na desconstrução do racismo?

A escola tem um papel fundamental na busca por uma educação justa e consciente. Fazer com que alunos, professores, pais e o próprio ambiente escolar compreendam melhor sobre o assunto étnico-racial, visando a conhecer as causas e as consequências sobre tudo que permeia o combate ao racismo.

Como o racismo acontece na escola?

Então, quando uma criança negra é chamada pelo colega de “macaco”, “pretinho”, ou ouve que “o cabelo dela é feio, é ruim” e as pessoas adultas responsáveis pelo processo educativo não fazem nada – ou seja, silenciam -, temos uma manifestação do racismo estrutural.

Como o racismo afeta a educação?

LEIA TAMBÉM:   Qual o objetivo da finta no basquetebol?

Existe um desempenho escolar desigual entre alunos brancos e negros, que é maior entre ricos do que entre pobres, aponta a pesquisa. Sendo assim, mais do que às diferenças socioeconômicas, o baixo desempenho dos alunos negros se deve às práticas discriminatórias na escola, muitas vezes veladas.

Como a escola e os educadores em suas práticas pedagógicas podem combater o racismo e contribuir para a justiça social?

Mostre aos alunos uma variedade de pessoas e ambientes Conhecer pessoas e passar tempo com elas é uma forma de derrubar barreiras e preconceitos. Viagens de campo, feiras étnicas, festivais, ou simplesmente uma visita a um restaurante étnico próximo, podem ser oportunidades para essa interação.

Que mudanças podem ocorrer no âmbito escolar para que se combata o racismo no Brasil?

Mudança “fora” da escola As desigualdades de acesso e aprendizagem presentes na Educação Básica arrastam-se por toda a escolaridade. Levando isso em conta, foram criadas as chamadas políticas de cotas, que visam corrigir a dívida histórica que o Estado brasileiro tem com a população negra.

LEIA TAMBÉM:   O que fazer com iPhone que caiu na agua?

O que a escola pode fazer para contribuir com o negro?

A abordagem da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas auxilia no autoconhecimento e aceitação da identidade de jovens e crianças negras, além de contribuir para a igualdade étnico-racial desde a infância. A Lei também aponta para currículos menos etnocentristas e uma formação mais ampla e plural.

Como podemos eliminar o preconceito racial no nosso dia a dia e especialmente na escola?

Diversidade pelo diálogo Ainda que a discriminação não apareça de maneira explícita na escola, pode ser interessante abordar o assunto junto aos alunos para conscientizá-los, por meio do diálogo, sobre preconceitos latentes dos quais eles frequentemente sequer se dão conta.

Como o professor deve agir diante de uma situação de preconceito?

Em suma, diz a professora Eugenia Marques, “o que a escola precisa fazer para combater a discriminação é trabalhar na perspectiva de mostrar o que temos de forte por termos diferenças e não silenciar diante de nenhuma violência, pois não tolerar a discriminação é o primeiro passo para caminhar em direção ao respeito”.

LEIA TAMBÉM:   Quem e o secretario do Meio Ambiente do Estado de Sao Paulo?

Como trabalhar com o racismo em sala de aula?

Entre as estratégias utilizadas para estimular atitudes mais inclusivas e o respeito às diferenças, destacam-se debates, brincadeiras, contação de histórias com bonecos, o reconhecimento de situações discriminatórias, bem como a incorporação de narrativas que tragam os negros como protagonistas.

Quais os caminhos para se combater o racismo?

Abaixo, listamos 6 atitudes que podem ser tomadas para ajudar a combater o racismo institucional no setor público

  1. Reconhecer que o racismo é um problema estrutural e, diante disso, adotar uma postura institucional antirracista.
  2. Garantir representatividade de raças e etnias nos espaços coletivos de decisão.

Qual é a importância da Lei 10.639 03 e como o racismo se manifesta no ambiente escolar?

A Lei 10.639/03, que visa o Plano Nacional das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana incentiva uma política de valorização da diversidade, em que todas as pessoas serão apreciadas por suas atitudes diante do mundo e …

O que dizer sobre o racismo?

Segundo o dicionário Priberam de Língua Portuguesa, racismo é uma “teoria que defende a superioridade de um grupo sobre outros, baseada num conceito de raça, preconizando, particularmente, a separação destes dentro de um país (segregação racial) ou mesmo visando o extermínio de uma minoria”.