Índice
- 1 Qual o motivo que o uso contínuo de IBP pode levar à anemia perniciosa?
- 2 Porque o consumo de IBP pode levar a quadro de diminuição da concentração de vitamina B12?
- 3 Porque o uso prolongado de antiácidos compromete a digestão das proteínas?
- 4 Qual a possível relação entre a utilização prolongada de inibidores de bomba de prótons e o desenvolvimento da anemia?
- 5 Quais são os fármacos utilizados para a inibir a secreção de ácido gástrico?
Qual o motivo que o uso contínuo de IBP pode levar à anemia perniciosa?
Os inibidores da bomba de prótons (IBP) e os antagonistas do receptor H2 da histamina (H2RA) suprimem a produção de ácido gástrico e por isso podem levar à má absorção de vitamina B12.
Porque o consumo de IBP pode levar a quadro de diminuição da concentração de vitamina B12?
5.2 Diminuição na Absorção de Nutrientes Os IBP diminuem a absorção de vitamina B12 ao reduzirem a acidez gástrica.
Qual o efeito das medicações consideradas inibidoras da bomba de prótons no tratamento de doenças gástricas?
Os Inibidores de Bomba de Prótons (IBP´s) agem bloqueando a etapa final de liberação do ácido gástrico devido à formação de uma ligação dissulfeto (ligação irreversível) entre a forma ativa dos IBP´s e um resíduo de cisteína da próton/potássio ATPase, levando a uma supressão prolongada desta bomba.
Quais os 3 Secretagogos endógenos para ácido e como eles atuam?
[…] o controle do trato gastrointestinal se faz através de mecanismos neuronais e humorais onde, o ácido é secretado das células parietais gástricas por uma bomba de prótons (K+/H+-ATPase); os três secretagogos endógenos para ácido são histamina, acetilcolina e gastrina, e as prostaglandinas E2 e I2 inibem a secreção …
Porque o uso prolongado de antiácidos compromete a digestão das proteínas?
O corpo produz ácido no estômago, que atua na decomposição dos alimentos, absorção de nutrientes e combate bactérias. O uso abusivo de antiácidos interfere no processo, reduzindo a absorção de cálcio, magnésio, vitamina B12, entre outros.
Qual a possível relação entre a utilização prolongada de inibidores de bomba de prótons e o desenvolvimento da anemia?
Estudos apontam que quanto mais longo o tempo de consumo do medicamento, maior a probabilidade de fraturas e osteoporose, principalmente em idosos. O uso de IBPs pode prejudicar a absorção de ferro e contribuir com o desenvolvimento de anemia ferropriva.
Quais os riscos da utilização de IBPs em longo prazo?
Gastrite atrófica – Os pacientes em terapia com IBP de longo prazo têm propensão a desenvolver gastrite atrófica crônica. No entanto, o risco de gastrite atrófica é pequeno. Doença renal – os IBPs podem causar nefrite intersticial aguda (NIA).
Como agem os fármacos Citoprotetores?
Fármacos Protetores da Mucosa Afirma-se que alguns agentes, denominados citoprotetoras, aumentam os mecanismos endógenos de proteção da mucosa e /ou proposcionam um barreira física sobre a superfície da úlcera.
Quais são os fármacos utilizados para a inibir a secreção de ácido gástrico?
Esses medicamentos (cimetidina e famotidina, disponíveis por via oral e IV, e a nizatidina, disponível por via oral) são inibidores competitivos da histamina nos receptores H2, suprimindo assim a secreção de ácido gástrico estimulada pela gastrina e reduzindo proporcionalmente o volume do suco gástrico.