Qual o melhor tipo de guarda?

Qual o melhor tipo de guarda?

Atualmente, a guarda que mais é indicada para a melhor criação e desenvolvimento da criança, dependendo do caso concreto, é a Guarda compartilhada, onde os dois genitores tomaram todas as decisões juntos a respeito dos filhos, inclusive é o tipo de guarda que o Ministério Público solicita na ação e onde muitas vezes …

O que é guarda alternada?

– Guarda alternada: o filho mora com os dois pais, alternando entre as duas casas. Ambos convivem com o menor e compartilham das decisões sobre a vida da criança. – Guarda unilateral: o filho mora com um dos pais, e o outro tem direito apenas a visitas, não compartilhando das decisões sobre a vida da criança.

Quais são os diferentes tipos de acordo de guarda?

Quais são as espécies de guarda no direito brasileiro?

  • GUARDA UNILATERAL. A Guarda unilateral se encontra elencada no artigo 1.583 do Código Civil, que é a espécie de guarda atribuída a um só dos genitores ou alguém que o substitua, como consta no referido dispositivo legal:
  • GUARDA ALTERNADA.
  • GUARDA COMPARTILHADA.
LEIA TAMBÉM:   Nao e recomendado alimentar as minhocas com esterco verde uma vez que os mesmos podem afugentar ou mesmo matar as minhocas?

Quando a guarda unilateral é melhor?

A guarda unilateral é muito útil quando um dos genitores não tem a possibilidade de participar ativamente da vida “burocrática” da criança. Essa determinação é apenas uma formalidade judicial, o importante é a criança estar assistida por ambos os pais, que se preocupam em proporcionar o melhor que puderem para o filho.

Quem paga pensão na guarda alternada?

Nos termos do art. 1.566, IV, do Código Civil, são deveres de ambos os pais o sustento, a guarda e a educação dos filhos. Assim, mesmo na guarda compartilhada, o genitor que não esteja na residência fixada como sendo do filho, deverá pagar pensão, ajudando o outro nos deveres decorrentes do poder familiar.

Como funciona a guarda alternada 2021?

A GUARDA ALTERNADA caracteriza-se pela distribuição de tempo em que a guarda deve ficar com um e com outro genitor. O filho fica, por exemplo, uma semana residindo com a genitora e outra semana com o genitor. Durante os períodos determinados, ocorre a transferência total da responsabilidade em relação à prole.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os responsaveis por assegurar os direitos das pessoas com deficiencia?

Como fica a pensão alimentícia na guarda alternada?

Na guarda alternada, as responsabilidades acerca da vida dos filhos são alternadas entre pai e mãe. Assim, a pensão serve para cobrir gastos com alimentos, saúde, vestuário, educação, transporte e lazer e a guarda serve para decidir, por exemplo, onde os filhos irão estudar.