Qual o limite de deducões do ir para o ano passado?

Qual o limite de deduções do ir para o ano passado?

Caso o contribuinte tenha gasto 5.000 reais no ano passado com a escola de seu filho, por exemplo, ele só poderá abater do imposto parte dessa despesa, limitada aos 3.561,50 reais. Como não houve reajuste da tabela do imposto de renda para este ano, os limites de deduções são os mesmos que podiam ser abatidos no IR do ano passado.

Como é permitida a dedução de perdas no recebimento de créditos?

Contudo há exceções. De fato, não é permitida a dedução de perdas no recebimento de créditos relativamente à sociedade controladora, controlada, coligada ou interligada, bem como com pessoa física que seja acionista controlador, sócio, titular ou administrador da pessoa jurídica credora, ou parente até o terceiro grau dessas pessoas físicas.

LEIA TAMBÉM:   O que sao os poderes expressos na procuracao?

Por que a provisão deixou de ser dedutível?

A partir do ano-calendário de 1997, entretanto, a citada provisão deixou de ser dedutível e somente as perdas no recebimento de créditos decorrentes das atividades da pessoa jurídica passaram a ser deduzidas como despesas operacionais, observado o disposto no artigo 9º da Lei 9.430/96.

Quanto custa a dedução de juros do crédito à habitação?

A despesa com juros de empréstimos à habitação pode ser deduzida em 15\%, com o limite máximo de 296 euros. Para quem tem rendimentos mais baixos, a dedução pode ser majorada até 450 euros. Além dos juros do crédito à habitação, é possível abater ao imposto despesas de rendas.

Quais são as despesas dedutíveis do imposto de renda?

As despesas dedutíveis são aquelas de necessidade e podem reduzir a base de cálculo para pagamento do imposto de renda. Confira quais são elas. Os contribuintes têm até o dia 30 de abril para enviar a declaração de imposto de renda 2021, ano-base 2020.

LEIA TAMBÉM:   Por que pagar a previdencia social?

Qual o valor para a dedução dos gastos com saúde?

Não há limites de valor para a dedução dos gastos com saúde, mas nem todos os tipos de despesa médica podem ser deduzidos da base do imposto.

Quais são as deduções do imposto de renda?

Confira os valores abaixo: As deduções de despesas, como gastos com educação e saúde, além do abatimento de dependentes, só são permitidas se o contribuinte optar pelo modelo completo na hora de preencher a declaração do imposto de renda.