Qual o genero da palavra presidente?

Qual o gênero da palavra presidente?

Presidente é um substantivo de dois gêneros, sendo usado de igual forma para indicar o gênero masculino e o gênero feminino. A diferenciação é feita pelo uso de um artigo masculino ou de um artigo feminino: o presidente; a presidente.

Como se referir a presidente mulher?

Tem mais depois da publicidade 😉 Existe uma lei federal, de 1956, do senador Mozart Lago, que determina o uso da forma feminina para designar cargos públicos ocupados por mulheres, portanto, se tivéssemos uma presidente, o que era pouco provável àquela época, deveríamos chamá-la por presidenta.

Qual o correto a presidenta ou a presidente?

Como tratar a titular eleita da Presidência da República: presidente ou presidenta? Ambas as formas são corretas. Há uma regra antiga de que as palavras com os sufixos ente, ante e inte são comuns de dois gêneros e, assim, comportam o masculino e o feminino.

Quando foi criada a palavra presidenta?

Estou citando a edição de 1972 para que futuramente não se alegue que foi o presidente Lula quem inventou “presidenta”. Ele apenas deu uma forcinha para que o termo deixasse de ter “curso restrito no idioma”, como observava o admirável filólogo Celso Cunha há quase quatro décadas.

LEIA TAMBÉM:   O que pode causar o excesso de selenio no organismo?

Qual termo usar para presidente?

Por último, citamos as palavras de Domingos Paschoal Cegalla, o qual revela que “presidenta” é a forma correta e dicionarizada, ao lado de presidente.

Qual é o feminino de parentes?

3) Luiz Antônio Sacconi confere ao vocábulo dois femininos: parente e parenta.

Qual é o substantivo feminino de presidente?

As duas formas são registradas pela Academia Brasileira de Letras (no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), pelo respeitadíssimo dicionário Houaiss, pelo Aurélio e tantos outros. Em um concurso público, por exemplo, o candidato pode fazer uso da forma “presidenta” e não perderá nota referente à língua-padrão.

É certo dizer presidenta?

Portanto, podemos perfeitamente dizer: a presidente. Assim, em meio a tantos posicionamentos, há que se dizer que há um especial, retratado pelo VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), revelando que o substantivo pode perfeitamente ter a sua forma flexionada, ou seja, é correto também dizermos presidenta.