Qual o criterio que mais utilizamos para a remocao da dentina cariada?

Qual o critério que mais utilizamos para a remoção da dentina cariada?

A dureza superficial é o método mais utilizado pelos profissionais para a remoção de dentina cariada e apresenta vantagens, tais como permitir a remoção da dentina desorganizada ou infectada e oferecer uma forma de resistência ao preparo cavitário, uma vez que a dentina remanescente não estará amolecida e não se …

O que é expectante no dente?

Tratamento expectante: consiste na não remoção total da cárie devido ao risco de exposição pulpar. Desse modo, remove-se a maior quantidade de tecido cariado possível (com curetas e/ou brocas em baixa rotação).

Quais as indicações do CIV?

Indicações

  • Tratamento expectante;
  • Adequação de meio;
  • Cimentação definitivo;
  • Restauração de dentes decíduos;
LEIA TAMBÉM:   Quantos filhos tem Elizabeth Savala?

Como remover dentina cariada?

Basicamente, a técnica consiste na escavação da cavidade usando colheres de dentina e a restauração é realizada com cimento de ionômero de vidro (TOURINO et al, 2002). A escolha do cimento ionomérico deve-se às propriedades mecânicas melhoradas, pela sua capacidade adesiva e poder de liberação de fluoretos.

O que é uma dentina afetada?

A dentina afetada por cárie, que é a dentina subjacente à dentina infectada deve ser mantida no assolho da cavidade por ser um substrato suscetível ao processo de remineralização quando da realização efetiva do selamento marginal por meio de materiais restauradores1.

O que é dentina afetada?

A lesão de cárie dentinária pode ser dividida histologicamente em camada superficial (dentina infectada) e profunda (dentina afetada). O selamento do complexo dentino-pulpar restringe a nutrição microbiana paralisando a progressão da lesão de cárie.

Qual a diferença entre tratamento expectante e capeamento pulpar direto?

A principal diferença entre capeamento pulpar indireto e a escavação gradativa ou tratamento expectante é que o capeamento pulpar indireto remove quase completamente a dentina afetada deixando uma leve camada de dentina desmineralizada sobre a parede pulpar, não existindo a necessidade da reabertura, sendo realizada …

LEIA TAMBÉM:   Como deduzir mais no imposto de renda?

O que é um capeamento pulpar indireto?

O capeamento pulpar indireto (CPI) é um tratamento conservador realizado na tentativa de ma- nutenção da integridade e vitalidade pulpar. Consiste na manutenção do tecido cariado afetado no fundo de uma cavidade profunda visando evitar uma possível exposição pulpar.

Quais são as indicações para o uso do cimento de ionômero de vidro?

Os cimentos de ionômero de vidro convencionais podem ser indicados para o selamento provisório de cavidades, devido as suas propriedades favoráveis de adesão à estrutura dentária, liberação de fluoretos, paralisação do processo de cárie e baixo custo.

Quais as 4 principais propriedades dos CIVs?

Os CIV são materiais muito utilizados na Odontologia moderna devido às suas propriedades clínicas, que incluem liberação de flúor, adesividade à estrutura dentária, coeficien- te de expansão térmico-linear semelhante à estrutura dentá- ria, poder antimicrobiano e atividade anticariogênica1,6,12,20,27.

O que é a dentina?

Como sabemos, a dentina é um tecido conjuntivo diferenciado, secretado pela polpa (tecido conjuntivo indiferenciado). Embora a maior parte dessa secreção ocorra durante a fase de desenvolvimento do dente, os odontoblastos continuam a modificar a dentina com o decorrer da vida.