Qual foi o papel das colônias para o mercantilismo?

Qual foi o papel das colônias para o mercantilismo?

As colônias tinham a função de complementar e economia européia, e para tal concentravam-se na produção em grande escala de alguns gêneros agrícolas, altamente lucrativos como o açúcar, algodão ou ainda de minérios. Isso tornava a produção colonial altamente especializada e voltada para os interesses da metrópole.

Qual a finalidade do Pacto Colonial?

O Pacto Colonial, ou Exclusivo Metropolitano, era um tipo de política administrava que as coroas europeias, como o Império Português, instituíram em suas colônias nas Américas. Esse “pacto” instituiu a exclusividade do comércio externo da colônia em favor da metrópole que a colonizou.

Como o mercantilismo pode ser definido?

O mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII. Essas práticas econômicas são consideradas pelos historiadores como o estágio de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista.

LEIA TAMBÉM:   Qual os efeitos colaterais do metildopa?

Qual a relação entre mercantilismo e colonialismo americano?

Mercantilismo e colonialismo americano. O sistema colonial sofreu grande influência da política econômica mercantilista. A partir do momento que as colônias eram criadas, elas “assinavam” um acordo de exclusividade. Era por meio disso que os países colonizados passavam a atender os interesses da burguesia comercial europeia.

Como definir o mercantilismo?

De toda forma, as principais características que definiram o mercantilismo foram: Metalismo: também conhecido como bulionismo, esse princípio consistia em defender a acumulação de metais preciosos como principal forma de obtenção de riquezas.

Por que os portugueses utilizaram o mercantilismo?

Por exemplo, os portugueses utilizaram muitas práticas do mercantilismo no período de colonização do Brasil. As características do mercantilismo estão associadas ao poder do rei, já que o modelo político da época era o absolutismo.

Por que Portugal e Espanha investiram no colonialismo?

De forma resumida, podemos dizer que Portugal e Espanha investiram no colonialismo e utilizavam os países colonizados para melhorar a sua economia. Existia nesse momento o que conhecemos como Pacto Colonial, ou seja, os países só podiam comercializar com as nações que os colonizaram.