Qual era o objetivo das reformas Bourbônicas?

Qual era o objetivo das reformas Bourbônicas?

O objetivo principal das reformas era recuperar o poder do Estado espanhol por meio de uma exploração mais racional e eficiente de suas colônias, buscando reconquistar o espaço perdido para os criollos na América.

Qual era a intenção dos criollos na independência da América espanhola?

Muitos dos criollos eram comerciantes e desejavam o livre comércio para o aumento dos lucros. Mesmo o que não estavam envolvidos com o comércio, lutaram pela emancipação em busca de maior poder político.

Quais motivos protagonizaram a luta pela independência?

Monopólio comercial em benefício da metrópole; desigualdade de direitos entre os criollos, nascidos nas colônias, e os chapetones, nascidos na Espanha; enfraquecimento da Espanha pelas guerras napoleônicas.

LEIA TAMBÉM:   Que cor dar roxo claro?

O que provocou a insatisfação dos criollos?

A estratificação social que colocava os criollos em situação de desvantagem com os chapetones criou muitos conflitos na América Espanhola. Muitos dos criollos eram comerciantes e desejavam o livre comércio para o aumento dos lucros.

Quem eram os Bourbons?

Quem eram os Bourbons? Os Bourbons eram uma família da Casa Real Francesa da atual província de Allier, anteriormente conhecida como Bourbonnais. Desde 1700, eles são a casa reinante na Espanha, com a única exceção dos anos em que durou a ocupação de Napoleão, as duas repúblicas ou a ditadura de Francisco Franco.

Qual foi a ascensão real da Casa de Bourbon?

A união de Beatriz com Roberto foi o início da ascensão real da casa Bourbon, pois Roberto era o sexto filho do rei Luís IX da França. O primeiro filho de Roberto e Beatriz foi Luis, que seria o primeiro de uma linha de 8 duques de Bourbon.

Como foi restaurada a dinastia dos Bourbons?

A dinastia dos Bourbons foi restaurada com a subida ao trono de Luís XVIII. Porém, em março de 1815, Napoleão desembarcou novamente na França com mais de mil soldados. Foi recebido com festa por parte de membros do exército e da população. Luís XVIII fugiu para a Bélgica, e Bonaparte retomou o trono por Cem Dias.

O que foi a reforma dos Bourbons?

São conhecidas pelo nome de Reformas bourbônicas a série de medidas administrativas e econômicas que tinham por objetivo reformar o sistema colonial espanhol. mudança na estrutura administrativa colonial, com a criação das “intendencias”, substituindo os alcaides; aumento de impostos.

Em que ano o trono espanhol passou a ser ocupado pela dinastia de Boubons?

Reformas borbônicas

Reino de España Reino de Espanha
← 1700 – 1808 →
Governo Monarquia absoluta
Monarcas
• 1700–1724 Filipe V

O que significa a palavra chapetones?

Os chapetones eram colonos criados na Espanha, porém, viviam na América, ocupavam os principais cargos administrativos, militares e religiosos, também representavam o interesse político-administrativo da Coroa Espanhola nas terras do continente americano.

Qual foi a dinastia que em 1700 passou a ocupar o trono espanhol?

Habsburgos espanhóis
A estrutura do império foi estabelecida sob os Habsburgos espanhóis (1516-1700) e sob os monarcas Bourbon espanhóis, o império foi trazido sob maior controle e aumentou suas receitas das Índias.

Qual foi o sistema de alianças que os espanhóis selaram durante o conflito?

LEIA TAMBÉM:   Como descartar baterias de chumbo-acido?

A Grande Aliança foi formada por Áustria, Inglaterra, Holanda, Suécia, Dinamarca e os principados alemães. O Tratado de Haia, assinado em setembro de 1701, selou sua formação e determinou suas diretrizes.

Qual a relação entre as guerras napoleônicas e os movimentos de independência da América espanhola?

A Independência da América Espanhola foi motivada pela insatisfação colonial com a metrópole, a desestabilização política pós-Período Napoleônico, pelas ideias iluministas, entre outras razões. Os criollos foram os principais agitadores das lutas por emancipação.

Quais fatores além do ideológico que contribuíram para o processo de independência?

Ao mesmo tempo em que houve toda essa efervescência ideológica em torno do iluminismo e do fim da colonização, a pesada rotina de trabalho dos índios, escravos e mestiços também contribuiu para o processo de independência. Os dois dos maiores líderes criollos da independência foram Simon Bolívar e José de San Martin.