Qual é o tipo de receptor que permite que pessoas com deficiência visual consigam ler com as mãos?
O SISTEMA BRAILLE Por isso, aqui serão feitas algumas considerações acerca desse código tão necessário para a comunicação dos deficientes visuais. O sistema Braille é uma forma de comunicação própria para ser utilizada com os leitores que só podem ler através dos dedos das mãos.
Como trabalhar com o aluno com baixa visão inserido no ensino regular?
Para os alunos com baixa visão, existem auxílios ópticos e não ópticos como texto e objetos ampliados, iluminação natural, lápis com grafite forte, colas coloridas, régua, como também recurso ópticos como lupas manuais, já para os alunos cegos os livros em Braille são bem-vindos, mas caso o aluno não saiba Braille, o …
Quais são os recursos de acessibilidade mais comuns para os alunos com baixa visão?
De modo geral, a pessoa com baixa visão pode se beneficiar do uso de óculos, lupas e lunetas especiais, adaptações no uso de cores e contrastes, focos de luz para leitura e textos com caracteres ampliados. Também disponibiliza softwares reconhecedores de caracteres para textos digitalizados.
O que é importante para a professora saber em relação ao aluno com deficiência visual?
As professoras compreendem a importância de ver o aluno como um todo, e qualquer gesto ou reação corporal é considerado. A questão do corpo como referência no espaço, como forma concreta e presente no mundo, é muito importante para os alunos que apresentam deficiência visual(4).
Quais são as características do material impresso para alunos com baixa visão?
Usar fontes sem serifa e que não sejam condensadas. As mais indicadas são ARIAL e VERDANA. Apresentar o texto com fontes gradativas de aumento para descobrir o tamanho ideal para o aluno. E adotar o tamanho 24 em provas e materiais de uso coletivo, pois contempla a maioria das pessoas com baixa visão.