Qual e o risco dos raios UV para a saude do ser humano?

Qual é o risco dos raios UV para a saúde do ser humano?

Além de provocar reações imediatas como o bronzeamento, queimaduras e alergias, os efeitos observados tardiamente em decorrência do acúmulo dessa radiação recebida podem ser graves: envelhecimento da pele e alterações celulares que podem desencadear o desenvolvimento do câncer de pele.

Como as radiações UV e IV podem impactar a vida das espécies marinhas?

A radiação UVB causa danos aos peixes jovens, larvas de camarão, larvas de caranguejos, invertebrados, e ás plantas, que são essenciais á teia alimentar marinha. Entre os danos observados está a redução da fecundidade, do crescimento, da sobrevivência, e redução de outras funções vitais em diversos organismos marinhos.

Quais os efeitos da radiação ultravioleta?

Com o aumento da incidência de raios ultravioletas, os danos acontecem a uma velocidade maior do que podem ser reparados, causando câncer de pele, catarata e deficiência no sistema imunológico. O efeito da radiação ultravioleta é sentido nos animais e também nas plantas.

LEIA TAMBÉM:   Quando o apartheid foi dissolvido?

Quais são os dois tipos de radiação UV que o corpo humano recebe?

Radiação UV-B: ocupa a faixa de 280-320 nanômetros (nm); Radiação UV-C: vai da faixa de 280 a comprimentos de onda menores. Destas três radiações ultravioletas apenas a UV-B oferece riscos à saúde humana.

O que quer dizer UV extremo?

ÍNDICE UV EXTREMO Risco extremo de queimadura. A exposição ao Sol sem proteção se torna extremamente perigosa. Tome todas as precauções incluindo utilizar óculos de Sol e camisa Extreme UV de manga longa. Evite o Sol principalmente perto do meio dia.

O que é UVB e UVA?

UVA e UVB são dois tipos de raios ultravioleta nocivos à saúde. O UVB pode provocar queimaduras e câncer de pele, além de ser responsável por alergias. Os raios UVA são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e também podem causar câncer.

Como funcionam os raios ultravioletas?

Trata-se de um tipo de radiação eletromagnética com comprimento de onda de 200 a 400 nm e de frequência maior que a luz visível (daí o nome ultravioleta, pois o violeta é a cor de maior frequência que a visão humana consegue enxergar).

LEIA TAMBÉM:   Quanto tempo dura carne desidratada?

O que a radiação ultravioleta causa na pele?

A exposição à radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e penetra profundamente na pele, sendo capaz de provocar diversas alterações, como o bronzeamento e o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas.