Qual e o papel da escola na educacao sexual?

Qual é o papel da escola na educação sexual?

O grande objetivo é acabar com o constrangimento e tabus para informar de forma correta. Assim, os alunos entendem sobre seu organismo, gravidez, preservativos, anticoncepcionais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Como deve ser feita a educação sexual?

Os educadores em parceria com a família são fundamentais na formação sexual da criança. A família deve ser orientada, visto que ela é a fonte principal da formação, da base da criança, para que proporcione uma vida moralmente sadia, inclusive sendo responsável em passar um conhecimento adequado da sexualidade humana.

Quem dá aula de educação sexual?

Geralmente o papel de realizar projetos em educação sexual é designado ao professor de biologia, porém, se outro professor possui maior intimidade com os alunos e consegue levar as discussões para o lado correto, não há motivo para que ele não o faça.

LEIA TAMBÉM:   Qual a desvantagem do cartao Nubank?

Em que ano começa a aula de educação sexual?

Segundo a pesquisadora, os anos 1990 são considerados um marco no ensino da educação sexual no país. Foi a partir dessa época que o assunto passou a ser abordado de forma mais aberta nos livros didáticos.

O que é aula de educação sexual?

A educação sexual é o nome dado ao processo que visa educar, ou seja, esclarecer jovens e adolescentes a respeito da responsabilidade particular de cada um quando esses decidem entregar seu corpo a alguém. O tema ainda envolve mitos, tabus e constrangimentos para pais e professores.

Quantos jovens têm acesso à educação sexual?

A última edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar mostra que 27\% dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental já tiveram relação sexual.

Porque a educação sexual ainda é um tabu?

Educação sexual ainda é tabu no Brasil e adolescentes sofrem com a falta de informação. Sem lei que determina o debate do assunto em escolas, jovens sofrem com problemas em questões que interferem no esclarecimento da sexualidade. A educação sexual no Brasil ainda não é um assunto fácil de ser discutido.

LEIA TAMBÉM:   Quais as regras da aposentadoria para 2021?

Porque ainda é tabu falar sobre sexo nas escolas?

Para a especialista em educação sexual Lena Vilela, falta uma lei para que o assunto seja melhor abordado nas escolas. “Educação sexual não é falar de sexo. É também, dependendo da idade e com quem você vai falar, é preparar a criança para a questão do abuso sexual, que é importante.

Como a escola deve falar de sexo?

A conversa deve ser franca, aberta, e no sentido de sempre difundir a ideia do respeito: pelo próprio corpo, pelo corpo do outro, pelas opções e pelas dúvidas de cada um.