Qual e o origem e o conceito de economia politica?

Qual é o origem e o conceito de economia política?

Num sentido estrito, poderíamos considerar o termo economia política como o legado dos escritos sobre questões económicas dos séculos XVIII e XIX. Esses textos abordaram as questões económicas numa perspetiva relacionada com o bem-estar que as soluções adotadas pelos Estados eram, ou não, capazes de prover.

Como surgiu a economia política clássica?

Como ciência atribui-se ao filósofo escocês Adam Smith (1723-1790) a origem da Economia. Sua obra, A Riqueza das Nações (1776), é considerada um marco na história do pensamento econômico. Antes disso, a Economia não passava de um pequeno ramo da filosofia social.

Quem usou o termo “Economia Política”?

O primeiro a utilizar o termo “Economia Política” foi o francês Antoine Montchrétien, em sua obra Traité de l’Economie Politique (Tratado de Economia Política), publicada em 1615.

Qual a origem da economia política?

LEIA TAMBÉM:   Qual a primeira empresa petrolifera criada para producao de petroleo?

A Economia Política foi uma ciência que se constituiu entre os séculos XVIII e XIX e que teve por objeto de estudo todo o processo econômico ou, em outros termos, o processo de geração de riqueza. Esse processo implica a produção, a distribuição e o consumo de bens materiais que atendem às diversas demandas do ser humano.

Quais foram os pensadores que desenvolveram a economia política?

Desde então, as reflexões sobre Economia Política passaram a ser desenvolvidas por pensadores de várias nações europeias, mas foram os franceses e, principalmente, os britânicos que se destacaram nesse campo.

Por que a economia é estudada?

Do ponto de vista da corrente neoclássica, a Economia é estudada em dois níveis: a Microeconomia e a Macroeconomia. A Microeconomia é o ramo da Ciência Econômica que estuda a formação de preços, a principal variável que orienta a alocação de recursos no contexto das Economias Capitalistas.