Qual e o objetivo da CSLL?

Qual é o objetivo da CSLL?

A CSLL, com o objetivo de financiar a Seguridade Social, foi instituída pela Lei 7.689/88, tendo sofrido algumas alterações em outras legislações até chegar no formato atual. As pessoas jurídicas domiciliadas no país, e a essas equiparadas, segundo a legislação do IRPJ, estão obrigadas ao recolhimento da CSLL.

Qual o destino do CSLL?

A Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) foi criada pela Lei 7.689/1988. Por se tratar de uma contribuição, os valores arrecadados têm destino certo. No caso da CSLL os recursos são aplicados em ações e instituições de seguridade social – que inclui previdência social, assistência social e saúde pública.

Quem recolhe CSLL?

Todas as empresas brasileiras, incluindo as entidades sem fins lucrativos, as associações de empréstimos, poupança, as bolsas de valores e mercadorias, além dos fundos de investimento imobiliário, devem pagar a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL), que é um imposto de competência da União.

LEIA TAMBÉM:   Como o remo influenciou a sociedade brasileira na pratica esportiva?

Como calcular a margem de contribuição é o lucro?

Basicamente, o lucro é a diferença entre o faturamento obtido com as vendas de um produto ou serviço e os custos de execução do trabalho (a fórmula para calcular é: lucro bruto = receitas totais – custos).

Quais os benefícios da distribuição de lucros?

De acordo com a Lei das Sociedades Anônimas (S.A, Lei 6.404/76) esse tipo de empresa deve distribuir, no mínimo 25\% de seus lucros como dividendo. Entretanto, a distribuição de lucros fornece alguns benefícios sobre a redução de custos para a organização.

Qual a melhor forma de direcionar seus lucros?

No Brasil, a legislação obriga o pagamento de, no mínimo, 25\% de seus lucros na forma de dividendos. No entanto tais empresas podem optar por três formas de direcionar seu lucros: reinvestir os lucros e pagar uma parcela aos acionistas.

Qual a legalidade para a distribuição do lucro?

A principal exigência legal para que haja a distribuição é a regularidade da contabilidade. A escrituração do lucro efetivamente gerado pelo empreendimento deve ser precisa e de acordo com as normas contábeis. Também é exigido que os ganhos existam no plano real, ou seja, a empresa deve possuir recursos para quitar o valor a ser distribuído.

LEIA TAMBÉM:   O que e credito Subquirografarios?

Qual o valor do lucro tributável da empresa?

Lucro Tributável da empresa: Corresponde ao valor dos rendimentos obtidos através da sua atividade, menos os gastos que teve. Análise da matéria coletável: Isto quer dizer que deve analisar o valor do lucro tributável, e subtrair os benefícios fiscais e os prejuízos fiscais que são passíveis de dedução.