Qual e o melhor adubo para feijao?

Qual é o melhor adubo para feijão?

Adubação: Respeitadas as particularidades de cada tipo de solo, uma recomendação de ordem geral que atende bem às exigências da cultura é a fórmula 04-14-08 (NPK) + Zinco (Zn) + Boro (B), utilizando-se 400kg/ha.

Qual o melhor adubo para milho e feijão?

Para fertirrigação, geralmente, a preferência é pelos adubos de alta solubilidade, com pouca impureza e sem qualquer tipo de substância que possa causar empedramento. Como fonte nitrogenada, é comum a recomendação de ureia, nitrato e sulfato de amônio, nitrato de cálcio e potássio.

Pode por ureia no feijão?

Segundo o pesquisador, o feijão é altamente dependente de ureia, apesar de ser uma leguminosa – na cultura da soja, por exemplo, não são mais utilizados fertilizantes nitrogenados devido à grande eficiência da fixação biológica de nitrogênio. …

LEIA TAMBÉM:   Qual e a importancia ecologica e econômica das algas?

Quando aplicar ureia no feijão?

Segundo Neptune & Muraoka (1978), quando aplicado antes ou durante o florescimento, a utilização do N foi maior do que quando aplicado na semeadura. De acordo com Rosolem (1987), o aproveitamento desse nutriente é maior quando aplicado em cobertura no máximo até 36 dias após a emergência das plantas.

Quantos sacos de adubo por hectare de feijão?

Consequentemente, o sistema de plantio convencional desenvolvido por esse produtor teve como produtividade média 30 sacas de feijão por hectare.

Qual é o melhor adubo para milho?

O calcário corrige o pH e neutraliza o alumínio tóxico dos solos, fatores determinantes para melhorar o desenvolvimento radicular, além de fornecer cálcio e magnésio para planta de milho. A reação do calcário no solo faz com que o solo aumente a retenção de nutrientes além de favorecer a atividade biológica do solo.

Qual NPK usar no milho?

fósforo e o potássio (com fórmulas NPK 13-13-13, 16-16-16 e 16-18-14+S), passou a ser amplamente adotada nas regiões tradicionais de milho safrinha, para evitar as incertezas acerca da suficiência da umidade no solo para o aproveitamento dos fertilizantes de cobertura (DUARTE; CANTARELLA, 2005).

LEIA TAMBÉM:   O que veio primeiro o fogo ou a fenix?

Como usar a ureia nas plantas?

O ideal é sempre aplicar a ureia antes da chuva, sempre em local seco e somente depois regar. É importante destacar que a utilização da ureia em cima de folhas molhadas pode fazer com que o grão grude na folha e cause queimaduras irreversíveis na planta.

Como deve ser o preparo da terra para o cultivo do feijão?

Para realizar esta operação, a máquina de plantio deve cortar a palha acumulada na sua superfície, abrir um sulco (com a menor espessura possível) no solo, depositar a semente na profundidade adequada, possibilitando o seu perfeito contato com a terra e, ao mesmo tempo, colocar o adubo abaixo e ao lado da semente.

Qual o melhor adubo para feijão de corda?

Adubação com maiores doses de fósforo e zinco favorece o cultivo de feijão-de-corda. Em experimentos, a aplicação de doses dos minerais no solo elevou em 8,3\% o teor de proteína bruta nos grãos, o que indica melhor qualidade nutricional.

Qual adubo devo usar?

Melhores práticas e equipamentos para aplicar fertilizante NPK

  • nitrogênio: ajuda no desenvolvimento de brotos e folhas.
  • fósforo: responsável por estimular a frutificação e floração da planta.
  • potássio: fortalece os tecidos dos vegetais, tornando-os mais resistentes à ação de pragas e outros agentes nocivos.

A Tabela 2 apresenta a receita total após o cultivo do feijão na modalidade de cultivo convencional, foram colhidos 450 sacas de feijão nessa modalidade de plantio, uma produtividade média por hectare de 30 sacas.

Quando fazer adubação de cobertura?

A aplicação de adubação de cobertura são utilizadas quando os níveis de nutrientes no solo estão abaixo dos desejados ou em plantações sem histórico de informações sobre o solo. Neste último caso, a cobertura mantém o solo em um padrão seguro enquanto o produtor aguarda o resultado das análises de fertilidade do solo.

Quando fazer a primeira adubação de cobertura no milho?

A figura acima nos mostra que, entre V3 e V4 (aproximadamente 30 dias após a semeadura), a planta de milho aumenta exponencialmente a absorção de nutrientes. Por isso, a importância de se programar para a adubação de cobertura e garantir que o fertilizante esteja disponível para a cultura quando ela mais necessita.