Qual e o conceito de economia Qual sua relacao com a questao das escolhas otimas e da escassez?

Qual é o conceito de economia Qual sua relação com a questão das escolhas ótimas e da escassez?

“Economia é o estudo das escolhas feitas pelas pessoas diante de situação de escassez.” (MENDES, 2004). Para melhor definir o que é a economia, será definido primeiro o que é escassez e recursos e no que eles influenciam nas escolhas que os indivíduos fazem.

O que é procura no estudo da economia segundo Rossetti?

INTRODUÇÃO À ECONOMIA Em outras palavras, a economia, segundo Rossetti (1997), se preocupa com todos os aspectos que estejam relacionados à produção, distribuição, custos e acumulação de bens e serviços. Tais temas fazem parte da vida do homem e representam o campo de estudo da ciência econômica. 8.

LEIA TAMBÉM:   O que se faz na microbiologia?

Qual o conceito de escassez econômica?

Logo, o conceito de escassez econômica deve ser entendido como a situação gerada pela razão de se produzir bens com recursos limitados, a fim de satisfazer as ilimitadas necessidades humanas. Todavia, somente existirá escassez se houver uma procura para a aquisição do bem. Poder-se-ia perguntar por que são os bens procurados (desejados)?

Como ocorre a escassez dos bens econômicos?

Na realidade, ocorre que a escassez dos recursos disponíveis acaba por gerar a escassez dos bens – chamados “bens econômicos”. Por exemplo: as jazidas de minério de ferro são abundantes, porém, o minério pré-usinável, as chapas de aço e finalmente o automóvel são bens econômicos escassos.

Qual o problema da escassez?

A escassez se refere à um problema econômico básico: a lacuna entre recursos limitados – ou seja, escassos – e desejos teoricamente ilimitados. Esta situação exige que as pessoas tomem decisões sobre como alocar seus recursos de maneira eficiente, a fim de satisfazer suas necessidades básicas e o máximo possível de desejos.

LEIA TAMBÉM:   Como uma empresa monopolista pode ser considerada formadora de preco?

Por que a escassez econômica é indesejável?

Escassez econômica é geralmente vista como um fenômeno indesejável, uma vez que leva à ineficiência econômica. Na ausência de um mecanismo de preços, os recursos são menos propensos a serem distribuídos de acordo com a utilidade das pessoas.

O que é economia segundo Pinho e Vasconcellos?

Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade de- cidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas (VASCONCELLOS, 2010).

Qual a importância da escassez para a economia?

Na maioria dos casos, a escassez obriga as empresas a aumentar o preço de um produto até que ele atinja o equilíbrio de mercado. Às vezes, porém, as forças externas causam um prolongamento da escassez em outras palavras, há algo impedindo o aumento dos preços ou o equilíbrio da oferta e da demanda.

O que é Economia segundo vários autores?

Para os economistas clássicos, como Adam Smith , David Ricardo e John Stuart Mill , a economia é o estudo do processo de produção, distribuição, circulação e consumo dos bens e serviços (riqueza). A palavra economia deriva do grego oikonomía : oikos – casa, moradia; e nomos – administração, organização, distribuição.

LEIA TAMBÉM:   O que e uma mantis?

Quais são os custos económicos de uma oportunidade?

Os custos económicos incluem, para além do custo monetário explicito, os custos de oportunidade que ocorrem pelo facto dos recursos poderem ser usados de formas alternativas. Em outras palavras, em nível pessoal, “o seu custo de oportunidade para alguma coisa é o valor de qualquer coisa que você tenha sacrificado para obtê-la.”

Qual é o custo de uma oportunidade renunciada?

Usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciado ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.

Qual o conceito de custo de oportunidade contábil?

Custo de oportunidade aberto, tal como o escondido, não leva em consideração o conceito de camuflagem ou o embutimento de custos sob as diversas máscaras contábeis. Custo de oportunidade contábil é o planeamento do custo aberto ou camuflado na forma contábil (âmbito da Contabilidade Gerencial, segmento da Contabilidade de Custos ).