Qual e a malignidade intraocular mais comum da infancia?

Qual é a malignidade intraocular mais comum da infância?

O retinoblastoma é o tumor maligno intra-ocular mais comum da infância.

Quanto tempo dura o tratamento de retinoblastoma?

Geralmente, o tratamento inclui uma combinação de quimioterapia e tratamentos focais. Se a quimioterapia sistêmica é realizada, é administrada por cerca de seis meses para diminuir o tumor, tanto quanto possível.

Para que ocorra o desenvolvimento do tumor retinoblastoma é necessário?

Para que o tumor se desenvolva é necessário que exista mutação nas duas cópias do gene. A primeira mutação pode envolver a linha germinativa ou estar confinada ao próprio tumor. Esta diferença determina duas formas diferentes da doença: retinoblastoma (RB) hereditário e RB não hereditário.

O que pode causar o retinoblastoma?

O retinoblastoma é causado por mutações em determinados genes. No início do desenvolvimento fetal, as células da retina se dividem para formar novas células. Em um determinado ponto, essas células normalmente param de se dividir e se tornam células retinianas maduras.

LEIA TAMBÉM:   Qual a composicao do Conselho Monetario Nacional CMN )?

Como surge o retinoblastoma?

Existem dois tipos de retinoblastoma, o esporádico, que surge da mesma forma que outros tipos de câncer (mutação em alguma célula), e geralmente aparece em apenas um olho do portador; e o hereditário, que surge devido a uma mutação genética transmitida hereditariamente e pode aparecer em ambos os olhos.

Como diagnosticar o retinoblastoma?

Retinoblastoma é um câncer que surge da retina imatura. Os sinais e sintomas comumente incluem leucocoria (um reflexo esbranquiçado na pupila), estrabismo e, com menor frequência, inflamação e visão prejudicada. O diagnóstico é baseado no exame oftalmoscópico, ultrassonografia, TC e RM.

Como diferenciar o retinoblastoma hereditário do esporádico?

O retinoblastoma unilateral afeta um olho e representa entre 60\% e 75\% dos casos. Destes, 85\% são da forma esporádica da doença, e os demais são casos hereditários. O retinoblastoma bilateral afeta os dois olhos, quase sempre é hereditário e costuma ser diagnosticado bem mais cedo que o unilateral.

O que é um retinoblastoma unilateral?

O retinoblastoma pode ser classificado em dois principais tipos: Retinoblastoma esporádico: nesse caso o tumor intraocular se desenvolve em apenas um olho (retinoblastoma unilateral) e surge da mesma forma que os demais tipos de câncer, em que uma célula sofre mutação e começa a se multiplicar descontroladamente.