Qual e a funcao do seguro?

Qual é a função do seguro?

– O Seguro é portanto um fator de bem-estar social. mesmos riscos, possibilitando o equilíbrio entre as prestações dos segurados (prêmios) e as contraprestações do segurador (sinistros). O principal objetivo é o de prevenir que ocorram acidentes, orientando o segurado sobre as medidas de proteção a serem adotadas.

O que você entende por seguro?

Dá-se o nome de seguro a todo contrato pelo qual uma das partes (segurador) se obriga a indenizar a outra (segurado) em caso de ocorrência de determinado sinistro, em troca de um prêmio de seguro.

Qual a definição de seguro simples?

É um seguro em grupo, formalizado por uma única apólice que garante coberturas estabelecidas de acordo com um critério objetivo e uniforme, não dependente exclusivamente da vontade do segurado.

Qual é o papel do segurador nas economias?

LEIA TAMBÉM:   Por que a ponta da asa de alguns aviões e virada pra cima Entenda a funcao do winglet?

Nas economias em que o sector segurador está mais desenvolvido,é um grande investidor institucional, contribuindo para o desenvolvimento de grandes projectos, em particular, de médio e longo prazo, contribuindo para o financiamento da economia e desenvolvimento dos países.

Como os seguros contribuem para o financiamento da economia?

Os seguros contribuem para o financiamento da economia – e fazem-no de várias formas. Estabilizando a economia, ao pagarem sinistros, em particular nas áreas de seguros patrimoniais, pessoais (vida e saúde) e de responsabilidades. Estamos assim a falar quer de seguros não vida, quer de vida.

Qual a importância do seguro para a sociedade?

Diante desse contexto, fica clara a importância do seguro para a sociedade, pois a indústria de seguros fornece cobertura de risco contra todos os aspectos da vida moderna, desde perdas relacionadas ao exercício de atividades profissionais, morte e invalidez até perdas referentes a desastres naturais e à propriedade pessoal.

Quais são os benefícios dos seguros?

Os seguros são uma fonte de equilíbrio e tranquilidade. Contribuindo para eliminar a ansiedade decorrente da insegurança face às incertezas do futuro. Diminuindo desta forma o risco de perdas patrimoniais a que se está sujeito. Estar segurado é estar protegido, mas não só.

Qual a função social do seguro?

Ainda há que se dizer que a função do seguro é iminentemente social, pois, repõe se o valor do sinistro ocorrido e, através dos investimentos institucionais (que as seguradoras fazem no mercado financeiro para manterem as reservas para indenizar), alimentando o crescimento das indústrias, comércio e os mais diferentes …

Qual o papel da seguradora e do segurador em uma contratação de seguros?

A seguradora garante o interesse do segurado mediante o risco de inadimplência do tomador, através do recebimento do prêmio. É a seguradora que é responsável por administrar o fundo constituído de prêmios pagos, e por proteger os interesses de todos os envolvidos. Segurado: é o beneficiário da apólice.

Qual a importância dos contratos de seguro nos aspectos econômico e jurídico no contexto das operações empresariais?

Em função dessa ideia que acampa o contrato de seguro, o segurado tem o direito, por meio do pagamento do prêmio, a gozar de tranquilidade, visto que os efeitos de eventual sinistro que atinja seu interesse sobre pessoa ou coisa será suportado pelo segurador.

LEIA TAMBÉM:   Quais direitos o possuidor de boa-fe tem em relacao as benfeitorias que incorporou a coisa utilizada?

Para que serve um seguro Auto?

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotivos, comumente chamado pela sigla DPVAT, serve para assegurar as vítimas em acidentes de trânsito e dar assistência aos seus familiares em caso de lesões graves ou morte.

O que é seguro PDF?

Seguro: contrato pelo qual uma das partes se obriga, mediante cobrança de prêmio, a indenizar a outra pela ocorrência de determinados eventos ou por eventuais prejuízos previstos nas condições contratuais.

Qual é o papel do corretor de seguros?

Esse profissional é essencial para estudar o mercado, a situação de cada cliente e consultar todos os riscos, identificando necessidades individuais e trazendo uma solução viável na cotação do seguro. Resumindo, a presença do Corretor garante muito mais segurança e tranquilidade ao contratante.

Qual é o valor de uma indenização nos contratos de seguro?

A indenização não pode ultrapassar o valor do interesse segurado no momento do sinistro, e, em hipótese alguma, o limite máximo da garantia fixado na apólice, salvo em caso de mora do segurador. Art. 783.

Qual o princípio contratual está por trás do artigo 766 do CC Por que?

“Art. 766. Se o segurado, por si ou por seu representante, fizer declarações inexatas ou omitir circunstâncias que possam influir na aceitação da proposta ou na taxa do prêmio, perderá o direito à garantia, além de ficar obrigado ao prêmio vencido.