Qual e a diferenca entre uniao aduaneira zona de livre comercio mercado comum e uniao economica e monetaria?

Qual é a diferença entre união aduaneira zona de livre comércio mercado comum e união económica e monetária?

“Mercado Comum” – Elimina tarifas alfandegárias e permite a livre circulação de pessoas, capital e mão-de-obra entre os países membros. “União Econômica e Monetária” – Elimina tarifas alfandegárias, permite livre-circulação de cidadãos dos países membros e unifica a moeda em circulação entre esses países.

O que é zona de livre comércio e união económica?

Entende-se que Zona de livre comércio é um bloco econômico regional formado por diversos países, com a finalidade de reduzir ou eliminar as taxas alfandegárias entre os países membros. O objetivo da área de livre comércio é estimular o comércio entre os países participantes.

LEIA TAMBÉM:   Como abrir conta conjunta na XP?

Qual a diferença entre união aduaneira zona de livre comércio mercado comum e união monetária vide sobre os tipos de blocos econômicos?

Na União Aduaneira há a inclusão da zona de livre comércio incrementada à Tarifa Externa Comum (TEC), em que os países-membros adotam as mesmas tarifas para suas exportações e importações. Por fim, a União Econômica e Monetária é quando os países do mesmo bloco adotam uma moeda única de circulação livre entre eles.

Onde fica a união aduaneira?

Quais países fazem parte de união aduaneira?

Alemanha Eslovênia República Checa
Áustria Espanha Romênia
Bélgica Estônia Suécia
Bulgária Finlândia África do Sul
Chipre França Botsuana

O que é um bloco econômico do tipo zona de livre comércio Cite um exemplo?

Zona de livre comércio: consiste na eliminação ou diminuição significativa das tarifas alfandegárias dos produtos comercializados entre os países-membros. Exemplos: NAFTA (Tratado de Livre Comércio das Américas), CAN (Comunidade Andina), entre outros.

O que se entende por mercado comum?

O mercado comum é um acordo formal, onde os países participantes adotam as mesmas tarifas no comércio internacional. Além disso, a intenção é que exista uma livre circulação de bens, capitais e pessoas. Portanto, ele não é considerado apenas como um mero acordo comercial.