Qual a taxa de Imposto de Renda sobre investimentos?

Qual a taxa de Imposto de Renda sobre investimentos?

Como é hoje: Ativos tributados de renda fixa ficam sujeitos às seguintes alíquotas: 22,5\% para aplicações até 180 dias (seis meses); 20\% para aplicações de 181 a 360 dias (seis meses a um ano); 17,5\% para aplicações de 361 a 720 dias (um a dois anos); e 15\% para aplicações superiores a 720 dias (mais de dois anos).

Quais os pontos da reforma tributária?

A seguir, destacamos as principais alterações propostas pelo Projeto de Lei nº 2.337/2021: Tributação de lucros e dividendos pagos à pessoa física e jurídica passarão a ser tributados a 15\%, sendo considerados como tributação exclusiva na fonte.

Qual a tributação dos fundos de investimento abertos?

A tributação dos fundos de investimento abertos varia de fundo para fundo. Os fundos de ações são tributados apenas no resgate, a uma alíquota de 15\%. Claro que se o cotista tiver prejuízo, não há tributação.

Por que os fundos de longo prazo são tributados?

Já os fundos classificados como de longo ou curto prazo – caso dos fundos de renda fixa, cambiais e multimercados – estão sujeitos ao come-cotas, mecanismo de cobrança antecipada de IR. Os fundos de longo prazo são tributados segundo a tabela regressiva que vimos no item anterior.

LEIA TAMBÉM:   E possivel produzir tilapia em aguas salobras desde que seja feita a adaptacao do alevino?

Por que os dividendos são tributáveis?

Nos EUA, diferentemente do Brasil, os dividendos distribuídos por Ações, ADRs (recibos de ações de empresas de fora dos EUA negociados na Bolsa de Nova York) e ETFs (fundos negociados em bolsa) são tributáveis. No caso do investidor estrangeiro, a corretora aonde são negociados os títulos já retém na fonte o imposto devido.

Como é tributado o ir para aplicações financeiras?

Os títulos públicos e a maioria dos títulos privados são tributados segundo a tabela regressiva de IR para aplicações financeiras não previdenciárias: Como dissemos, o imposto é descontado apenas dos rendimentos, nunca do valor total investido. Ou seja, para haver IR, é preciso haver ganhos, rentabilidade.