Qual a relacao entre poder e autoridade e entre poder e legitimidade?

Qual a relação entre poder e autoridade e entre poder e legitimidade?

Com base no trabalho de Weber, o que está sendo sugerido aqui é que legitimidade, autoridade e poder têm íntima relação com questões território-internacionais. As fronteiras territoriais costumam limitar o uso de poder por autoridades que são tidas como legítimas em determinado contexto sobre outros contextos.

Qual é a relação entre poder e legitimidade?

Ao poder cabe o fato – o poder se impõe, ganha hegemonia e toma o comando. À legitimidade cabe a aceitação – o comando é tido por teoricamente bom, ou, ao menos, passível de ser exarado, originário de fonte que merece atenção.

Quais as formas de legitimidade do poder do Estado?

Legitimidade é um termo utilizado em Teoria Geral do Direito, em Ciência Política e em Filosofia Política que define a qualidade de uma norma (em Teoria Geral do Direito) ou de um governo (Teoria Geral do Estado) ser conforme a um mandato legal, à Justiça, à Razão ou a qualquer outro mandato ético-legal.

LEIA TAMBÉM:   Quais os tres pilares da tesouraria?

Qual é a diferença entre poder e dominação para Max Weber?

Enquanto o poder é o exercício da vontade sobre os indivíduos, a dominação é a aceitação e a subordinação dos indivíduos ao poder exercido por alguém. Por isso, a dominação (que é legitimada pela aceitação) confere a autoridade a quem exerce o poder.

O que é legitimidade de autoridade?

As formas de legitimidade e, correlativamente, de dominação assentam, tal como os diversos tipos de autoridade, em diversas bases: na tradição, no carisma e na lei. A legitimidade pressupõe, da parte do poder, a possibilidade de governar e, da parte da dita sociedade civil, o consentimento.

O que é dominação legal para Max Weber?

Dominação Legal (onde qualquer direito pode ser criado e modificado através de um estatuto sancionado corretamente), tendo a “burocracia” como sendo o tipo mais puro desta dominação.

O que significa filho legitimado?

Os filhos eram classificados como: legítimos – os gerados dentro do casamento; legitimados – eram os filhos naturais que, apenas em situações específicas, poderiam ser reconhecidos pelo próprio pai ou mãe (o filho jamais poderia reivindicar em juízo seu estado de filiação); ilegítimos ou naturais – nascem de pessoas …

LEIA TAMBÉM:   Qual o conceito de saude suplementar?

Qual a diferença entre legalidade e legitimidade?

Embora nem sempre se faça distinção, no uso comum e muitas vezes até no uso técnico, entre legalidade e legitimidade, costuma-se falar em legalidade quando se trata do exercício do poder e em legitimidade quando se trata de sua qualidade legal: o poder legítimo é um poder cuja titulação se encontra alicerçada juridicamente;

Qual a legitimidade com o poder?

Uma outra relação que é comumente feita é a da legitimidade com o poder. Legitimidade é uma qualidade do poder, enquanto legalidade se refere ao exercício do mesmo. Bobbio ensina:

Qual a legitimidade do direito?

“A legitimidade é a qualidade ética do direito, a maior ou menor potencialidade para que o direito positivo e os direitos não positivos alcancem um ideal de perfeição.

Qual a legitimidade do Estado na administração?

Isto eqüivale a dizer que na administração só é legítimo o que é legal, mas nem tudo que é legal é legítimo. A questão é o alcance dessa legitimidade decorrente de lei. Certamente não á absoluta, como pretendem os defensores da idéia de que o Estado é o produtor único, racional e isento do Direito, uma posição carregada de ideologia.