Qual a quantidade de fibras que devemos ingerir por dia?

Qual a quantidade de fibras que devemos ingerir por dia?

Segundo a nutricionista Eliana Giuntini, do Centro de Pesquisa em Alimentos, vinculado à Universidade de São Paulo e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FoRC – USP/Fapesp), não existe um valor oficial fixado para o consumo de fibras, mas habitualmente são indicados 25 gramas diários.

O que acontece se consumir muita fibra?

O consumo exagerado de alimentos ricos em fibras pode gerar flatulência excessiva. “Se a pessoa ingerir fibras em excesso e não beber água, o que pode ocorrer é uma constipação e um dos sintomas pode ser o aumento na produção de gases, já que as bactérias se alimentam das fibras”, alerta a nutricionista Giovana Morbi.

Como comer 30 gramas de fibra por dia?

Para consumir 30 gramas por dia, coma uma pêra média no lanche ou meio abacate – cada um tem cerca de seis gramas de fibras.

Quais são as fibras que devemos comer?

Alimentos fontes de fibras

  • Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja em grão).
  • Grãos, farelos e farinhas integrais (arroz, linhaça, aveia, cevada, milho, trigo).
  • Pães e biscoitos integrais (centeio, farinha integral, milho).
  • Cereais instantâneos e matinais.
LEIA TAMBÉM:   Por que se deve contratar um coach?

Qual o alimento que tem mais fibra?

Quais os tipos de alimentos mais ricos em fibra? 1 – Alimentos integrais: opte por pães, arroz e massas integrais, que são muito mais ricos em fibras que as versões não integrais. 2 – Folhas verdes: verduras como alface, couve, rúcula, acelga, agrião, espinafre e brócolis também são ricas nesse nutriente.

Quais os benefícios do consumo de fibras?

Eles podem inibir o crescimento e a proliferação de células cancerígenas em nível intestinal. Além disso, ao melhorar a função intestinal, a fibra alimentar pode reduzir o risco de doenças, tais como a doença diverticular e hemorroidas.

Quanto mais fibra melhor?

“Quando você consome mais alimentos ricos em fibras, pode notar uma melhora nos níveis de colesterol total e redução da pressão arterial. No caso de pacientes com diabetes, percebe-se também um melhor controle da glicemia.

Qual a ingestão de fibras?

As recomendações atuais de ingestão de fibra alimentar na dieta variam de acordo com a idade, o sexo e o consumo energético, sendo a recomendação adequada em torno de 14 g de fibra para cada 1.000 kcal ingeridas (17).

LEIA TAMBÉM:   Como conseguir terreno barato?

Como usar as fibras na alimentação?

Dicas para incluir mais fibras na alimentação

  1. Aproveite as cascas. As frutas e vegetais concentram, em sua maior parte, as fibras nas cascas.
  2. Coma leguminosas. Lentilha e feijão são extremamente ricos em fibras.
  3. Escolha bem os acompanhamentos.
  4. Fique atento a sua alimentação.
  5. Por Lucas Tavares.