Qual a principal economia da Polônia?

Qual a principal economia da Polônia?

Economia da Polónia

Economia da Polônia
Força de trabalho por ocupação agricultura 11,5\%, indústria 30,4\%, comércio e serviços 58,1\% (2015)
Desemprego 3,2\% (outubro de 2019)
Principais indústrias construção de máquinas, ferro e aço, extração de carvão, produtos químicos, construção naval, alimentos, vidro, bebidas, têxtil

Que fator histórico e muito importante quando se trata de analisar a economia da Polônia?

Após o término da Segunda Guerra Mundial, por decisão das potencias vencedoras do conflito, a Polônia, assim como todo o Leste Europeu, ficou sob a área de influencia da União Soviética, que instaurou um regime comunista no país, vigente até 1989.

Qual é a economia polonesa?

A economia é baseada no setor secundário, e as manufaturas são o principal motor da economia polonesa. A Polônia produz diversos bens industrializados, que são vendidos no amplo mercado interno e, ainda, exportados para outros países.

Por que a Polônia é uma economia planificada?

Desde a queda do governo comunista, a Polônia tem seguido uma política de liberalização da economia. É um exemplo do processo de transição de uma economia planificada para uma economia essencialmente baseada no mercado. Em 2009, o país apresentou o maior crescimento do PIB na União Europeia: 1,6\%.

LEIA TAMBÉM:   O que fazer quando a pessoa que voce ama esta longe?

Qual a história da Polônia?

A história da Polônia é marcada por inúmeros conflitos políticos e territoriais, mas, nos últimos anos, a partir do processo de democratização, o país vive uma estabilidade política. Desse modo, foram restituídas as instituições democráticas, e o presidente e os membros do Parlamento são escolhidos por meio do voto direto da população.

Qual a localização da Polônia na Europa?

A Polônia está localizada na porção leste da Europa. Esse país faz fronteira com: Rússia. Banhado pelo Mar Báltico, o território polonês é caracterizado pelo predomínio de um relevo plano, com exceção do sul do país, marcado pelas altas montanhas.