Qual a origem da palavra cônjuge?

Qual a origem da palavra cônjuge?

Significado de Cônjuge Pessoa em relação a outra com quem se vive de modo matrimonial. Etimologia (origem da palavra cônjuge). A palavra cônjuge deriva do latim “conjux,ugis”, que significa consorte.

Como se lê cônjuge?

É o que acontece com a letra g, que junto das vogais a/o/u tem o som [g] (gato, gota, guloso), e junto das vogais e/i tem o som «j» (gente, girafa). Por conseguinte, a palavra cônjuge deve pronunciar-se [côn–ju–je]. Disponha sempre!

Qual plural de cônjuge?

cônjuges | Definição ou significado de cônjuges no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Quem é o cônjuge?

Cônjuge é um substantivo que corresponde ao indivíduo que está em uma relação conjuga l, ou seja, que é casado oficialmente. Chama-se o cônjuge uma das partes no matrimônio, em relação à outra parte. Por exemplo, se João casar com Maria, João é o cônjuge de Maria.

LEIA TAMBÉM:   Como e trabalhar na Total Express?

Como se pronuncia a palavra cônjuge?

A palavra cônjuge se pronuncia dando mais força à primeira sílaba, côn, seguida do ju como em “Juliana”, e por fim o ge mais fraco que as demais sílabas, e pronunciado como em “gelado”. Entre os sinônimos para cônjuge estão consorte, e também adequado a cada gênero especificamente, tem esposo e esposa, marido e mulher.

Qual o significado de cônjuge masculino?

Significado de Cônjuge substantivo masculino Pessoa que está casada com outra: ela é meu cônjuge e ele é meu cônjuge. Alguém em relação à pessoa com quem se casou; cada pessoa que faz parte de uma relação definida pelo casamento: os cônjuges viajaram em lua de mel. Pessoa com quem se tem uma relação semelhante a do casamento.

Como é classificada a palavra cônjuge?

A palavra cônjuge também é classificada como um substantivo sobrecomum masculino, isto é, uma palavra que possui somente um gênero, neste caso – o masculino -, tanto para o masculino, quanto para o feminino. Portanto, será sempre “o cônjuge”: Ele é o meu cônjuge. Ela é o meu cônjuge. Cônjuge ou Cônjugue?