Qual a necessidade de intervencao do Estado na economia?

Qual a necessidade de intervenção do Estado na economia?

Neste contexto é que surge a necessidade de intervenção do Estado na economia, por meio do exercício das políticas fiscal e monetária, principalmente a primeira, para fazer o ajuste entre a oferta e a demanda agregadas por intermédio do desempenho da função estabilizadora do Governo.

Por que o governo deve interver na economia?

5 pág. A INTERVENÇÃO DO GOVERNO NA ECONOMIA Porque o governo deve interver na economia? Geralmente não precisa de intervenção do Governo no mercado, portanto á um mecanismo de ajuste automático da economia: a escassez eleva os preços e o aumento de preços induz o fim da escassez.

Qual o objetivo da intervenção do Estado na atividade económica?

A intervenção do Estado na atividade económica tem como objetivo garantir: Eficiência: o Estado deve incentivar a utilização racional e eficiente dos recursos, que permitam um elevado grau de satisfação a um baixo custo, garantindo um desenvolvimento sustentável.

Como se concretizar a intervenção do Estado na economia?

No caso do início da década de 30, com a economia atravessando uma depressão terrível, era imperativo que houvesse incremento dos gastos públicos para que a produção, a renda e o emprego se recuperassem. Os instrumentos para concretizar a intervenção do Estado na economia passaram a ser as políticas fiscal e monetária.

Quais foram os motivos da intervenção estatal na economia?

Dentre os motivos determinantes para o surgimento da intervenção estatal na economia, despontam o fracasso do mercado e a necessidade de recriá-lo com o Estado que assumisse determinadas responsabilidades. Outrossim, a intervenção teve por fim garantir a livre competição e a eliminação da desigualdade.

Qual a intervenção do Estado no domínio econômico?

A intervenção do Estado no domínio econômico, nada mais é do que todo ato ou medida legal que restrinja, condiciona ou tenha por fim suprimir a iniciativa privada em determinada área, visando assim, o desenvolvimento nacional e a justiça social, assegurados os direitos e garantias individuais.