Qual a melhor maneira de resolver um conflito?

Qual a melhor maneira de resolver um conflito?

Passos para resolver conflitos

  1. Ouça com atenção. Mantenha sempre a calma e guarde silêncio.
  2. Não interrompa.
  3. Coloque-se no seu lugar.
  4. Reafirme o que seu interlocutor diz.
  5. Admita que você não tem razão, se for o caso.
  6. Olhe o melhor lado da outra pessoa.

Como o gestor precisa lidar com conflitos?

O gestor e seu papel na gestão de conflitos depende dos estágios que ele adota para resolver os atritos dos colaboradores. Além disso, o responsável deve manter-se sempre imparcial e focar o seu trabalho nos interesses dos envolvidos e na busca de pontos de aproximação entre as partes em oposição.

Como o líder deve agir em uma situação de conflito?

Um líder com capacidade para mediar conflitos deve agir de maneira íntegra, trabalhando em busca de uma pacificação através da convergência de interesses. Ele deve atuar negociando com as partes envolvidas, no intuito de eliminar o clima de disputa de posição, dando lugar a um clima mais cooperativo.

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Como o gestor deve agir?

Um gestor eficiente deve saber negociar e distribuir tarefas de forma segura, bem como mostrar segurança e respeito pelo trabalho de seus colaboradores. Porém, é preciso controlar e acompanhar o desenvolvimento de cada ação, ou seja, precisa ser um agente que administra pessoas, projetos, serviços e processos.

O que é liderança e gestão de conflitos?

A gestão de conflitos é uma atribuição natural da liderança, isso significa que as pessoas esperam do líder a resolução dos problemas. De acordo com Warren Bennis, um dos maiores gurus da liderança, os verdadeiros líderes não evitam, reprimem ou negam o conflito antes de enxergá-los como uma oportunidade.

O que um gestor pode melhorar?

Os próximos pontos a desenvolver de um gestor serão em relação às atitudes e comportamentos.

  1. Dê e receba feedback.
  2. Envolva sua equipe nas decisões difíceis.
  3. Procure reter talentos.
  4. Aja como dono.
  5. Capacite sua equipe ao delegar.
  6. Caminhe pela empresa.
  7. Esteja preparado para mediar e resolver conflitos.