Qual a intencionalidade do faz de conta na educacao infantil?

Qual a intencionalidade do faz de conta na educação infantil?

A brincadeira de faz de conta promove para a criança um momento único de desenvolvimento, no qual ela exercita em sua imaginação, a capacidade de planejar, de imaginar situações lúdicas, os seus conteúdos e as regras existentes em cada situação.

O quê Kishimoto fala sobre o brincar na educação infantil?

Segundo Kishimoto (2000) o principal objetivo, dar á criança um substituto dos objetivos reais, para que possa manipulá-los. O autor destaca que o brincar e falar constituem elementos em que a criança neste estágio dá a cada coisa as faculdades da vida, sentimento e fala. Ela imagina que as coisas podem ouvir.

É através do brincar que a criança?

É através do brincar que a criança forma conceitos, seleciona ideias, percepções e se socializa cada vez mais. O brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais.

LEIA TAMBÉM:   Onde joga o Rakitic?

Qual o objetivo de brincar de casinha na educação infantil?

Esse tipo de brinquedo ajuda a criança a amadurecer e a reforçar sua autonomia. No brincar, ela toma decisões e assume responsabilidades através dos vários personagens. A criança é quem organiza tudo o que ocorre no jogo. Assume os diferentes papeis e desenvolve cada uma de suas funções.

O que é brincar de faz de conta?

As brincadeiras de faz de conta são jogos simbólicos, porque se baseiam no uso de símbolos, ou seja, usamos algo para representar outra coisa. As crianças podem usar um objeto para representar outro, como fingir que uma colher é uma escova de cabelo, ou que uma toalha é uma capa.

Qual é a função da brincadeira?

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação e organiza suas emoções. O principal objetivo da brincadeira é explorar.