Qual a importancia do colostro para potros?

Qual a importância do colostro para potros?

O colostro é a primeira secreção láctea da égua após o parto. Fornece anticorpos produzidos pela égua que irão proteger o potro nas primeiras semanas, além do primeiro aporte de nutrientes e fatores importantes para o desenvolvimento do trato gastrointestinal.

Como fazer uma égua adotar um potro?

• Estimular outra égua mansa a adotar o potro Esse não é um comportamento comum em equinos, mas a adoção do potro que não está se alimentando pode ser estimulada por meio de massagem cervical na égua seguida da exposição do potro à secreção do leite e à urina da égua.

LEIA TAMBÉM:   Qual a importancia dos recursos minerais para a economia australiana?

Para que serve a luz artificial em cocheiras de éguas de cria e por quanto tempo devem ser expostas por dia?

A luz artificial age indicando ao hipotálamo, uma região do cérebro, que a luz diária aumentou e, consequentemente, o cérebro entende que melhores condições ambientais são encontradas. As doadoras podem ser expostas à luz artificial dentro da baia e as receptoras em piquetes com holofotes que emitam luz incandescente.

Como alimentar potro órfão?

Em geral, a ama de leite aceita o potro em 24 horas. Outra boa alternativa são os sucedâneos do leite de égua – como o leite de vaca ou cabra. Para isso, o criador deve diluir duas partes do leite para uma parte de água mais 2\% de dextrose. O animal pode ser alimentado tanto em mamadeira como em balde.

Por que posso afirmar que os potros precisam receber o colostro logo após o nascimento?

O colostro é um leite rico em anticorpos e fundamental para a imunização do animal. Os potro nascem com baixa imunidade e necessitam do colostro para sobreviver às condições adversas do novo ambiente. 3 – A ingestão do colostro pelo potro deve ser até no máximo 6 horas após o nascimento.

LEIA TAMBÉM:   Porque planejar uma viagem?

O que é colostro equino?

O colostro é uma forma de leite amarelado de baixa densidade que começa a ser produzido nas últimas semanas da gestação e é conhecido como “primeiro leite”.

Como dar leite de vaca para potro?

Dessa forma, torna-se necessário diluir o leite de vaca com água fervida ou cereais, e acrescentar açúcar para se administrar ao potro. Para torná-lo mais semelhante ao colostro, devemos acrescentar, nos primeiros três dias, uma a duas claras de ovo de galinha batidas.

Como induzir égua ao cio?

“A maneira que a gente faz isso é aumentando o ‘comprimento do dia’. Quer dizer, oferecendo luz para o animal num período acima de 14 ou 15 horas, sendo o ideal 16 horas. Mesmo que o dia escureça, nós oferecemos ainda mais algumas horas de luz e isso é o suficiente para estimular a parte reprodutiva da égua.

Quanto dias a égua fica no cio?

O ciclo estral na égua varia entre 19 e 25 dias, segundo fatores específicos de cada raça e/ou indivíduo, tendo duração média de 21 dias. O ciclo reprodutivo é dividido em dois períodos: estro e diestro (Ginther, 1992; Lindeberg et al., 1992). O cio do potro é o primeiro cio fértil pós-parto.

LEIA TAMBÉM:   O que e apreciacao equitativa dos honorarios?

Quantos ml de leite um potro mama por dia?

Quantidade: 100 ml / kg/ dia, sendo, por exemplo: Potro de 40 kg > 4.000 ml, ou seja, 4 litros/dia.

Quantos ml um potro mama?

Nas primeiras seis horas após o nascimento, deve ser fornecido ao potro de 2 a 3 litros de colostro de boa qualidade, em pequenas doses de 300 a 500 mL, com intervalo de 1 a 2 horas (ANDERSON, 2008).

https://www.youtube.com/watch?v=B_YEBa-IAKk