Qual a importancia de trabalhar a sexualidade nas escolas?

Qual a importância de trabalhar a sexualidade nas escolas?

Tratar de educação sexual na sala de aula contribui na prevenção de doenças e minimiza o risco de uma gravidez precoce; além disso, ajuda as crianças a identificar o que é e como denunciar um abuso sexual. Especialistas explicam a importância de falar sobre o assunto com as crianças.

Quais os benefícios de se ter educação sexual?

Além disso, educação sexual para adolescentes ajuda a prevenir doenças sexualmente transmissíveis e uma indesejada gravidez na adolescência. É importante que os adolescentes conheçam o próprio corpo, tenham um ambiente seguro para tirar dúvidas, ao invés de aprender sobre sexo através de pornografia ou na rua.

LEIA TAMBÉM:   Qual anexo do Simples Nacional para clinica veterinaria?

Qual a importância de se trabalhar os mais diversos assuntos que giram em torno da educação sexual na escola?

Para além de aspectos legais, a importância da educação sexual também encontra respaldo ao analisar dados sobre a saúde e a segurança de jovens e adolescentes (quadro abaixo): a proliferação do HIV – que tem aumentado entre jovens –, o número de gravidezes na adolescência e, sobretudo, a quantidade assustadora de …

Porque é importante falar sobre a sexualidade?

Consideramos que levar informação às pessoas pode minimizar os problemas que envolvem a sexualidade. Ao conscientizar a sociedade disso, consequentemente, teremos queda nos números de doenças sexualmente transmissíveis, de gestações precoces e de disfunções sexuais, o que vai trazer qualidade de vida para a população.

Como deve ser a educação sexual?

Ao se tratar da Educação Sexual, o educador deve buscar o maior número de informações e experiências que possam ser passadas para o aluno de forma que venha enriquecer as informações dele a respeito do assunto, propiciando a eles uma vida sexual prazerosa e, acima de tudo, com responsabilidade.

LEIA TAMBÉM:   Porque arbitro nao pode ter barba?

Como abordar o tema educação sexual?

As aulas devem oferecer informações científicas sobre doenças sexualmente transmissíveis e gravidez. Os temas devem ser tratados em sequência lógica: consenso e prevenção devem ser abordados antes das instruções sobre a atividade sexual.

Como abordar o tema sexualidade na sala de aula?

O educador de Orientação Sexual deve ser uma pessoa aberta, livre de mitos e preconceitos referentes à sexualidade para melhor ministrar a turma sem causar problemas com a instituição, pais, alunos e professores, podendo abordar os assuntos através de aulas expositivas, dinâmica de grupo, folhetos explicativos, filmes …

O que educação sexual ensina?

A educação sexual busca ensinar e esclarecer questões relacionadas ao sexo, livre de preconceito e tabus. Dessa forma, se torna cada vez mais importante ensinar os adolescentes quanto ao assunto, isso dentro de casa e nas instituições de ensino.

O que você entendia por educação sexual e o que você compreendeu sobre seu significado qual o tema abordado neste encontro chamou mais sua atenção?

O objetivo principal da educação sexual é preparar os adolescentes para a vida sexual de forma segura, chamando-os à responsabilidade de cuidar de seu próprio corpo para que não ocorram situações futuras indesejadas, como a contração de uma doença ou uma gravidez precoce e indesejada.

LEIA TAMBÉM:   Quais os exames complementares solicitados quando a suspeita clinica e hiperadrenocorticismo em cao?

O que se aprende na aula de educação sexual?

Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na Aids), e discutir estratégias e métodos de prevenção; Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética)”.

Quem ensina educação sexual?

Geralmente o papel de realizar projetos em educação sexual é designado ao professor de biologia, porém, se outro professor possui maior intimidade com os alunos e consegue levar as discussões para o lado correto, não há motivo para que ele não o faça.

O que falar na educação sexual?

O tema ainda envolve mitos, tabus e constrangimentos para pais e professores. A educação sexual aborda temas como o sexo, a gravidez, o aborto, métodos contraceptivos, a importância da camisinha e doenças sexualmente transmissíveis.