Qual a importancia da preservacao dos sitios arqueologicos para a historia?

Qual a importância da preservação dos sítios arqueológicos para a história?

Os sítios arqueológicos são as localidades onde se realizam os estudos de arqueologia. Eles são considerados áreas de patrimônio onde é possível obter uma larga quantidade de informações acerca de práticas, valores e estruturas das sociedades antigas.

O que eram sítios de ocupação?

O que chamamos de sítio arqueológico é um local onde foram encontrados vestígios de ocupação humana, seja esta ocupação antiga ou recente. São estes sítios arqueológicos (com raras exceções) que são estudados pelos arqueólogos.

O que é um achado arqueológico?

O que chamamos de vestígios arqueológicos são os objetos materiais identificados em sítios arqueológicos. Um sítio arqueológico é, basicamente, um lugar onde houve alguma ocupação humana no passado.

LEIA TAMBÉM:   E ilegal o contrato de comodato de telefone celular em que a operadora exige do consumidor prazo de permanencia superior a 12 meses?

O que é sítios arqueológicos e qual sua importância?

Sítios arqueológicos são locais onde se encontram vestígios de atividade humana, tais como pinturas rupestres, construções antigas, artefatos, entre outros. No Brasil os Sítios Arqueológicos são protegidos por lei e é crime destruí-los. Além disso, eles são considerados patrimônio cultural da região.

Qual a importância da participação da comunidade em preservar os sítios arqueológicos?

A experiência brasileira tem demonstrado que a preservação do patrimônio cultural dos sítios arqueológicos depende do envolvimento das comunidades locais, bem como da participação destas nos benefícios decorrentes de atividades econômicas como, por exemplo o turismo.

Que vestígios são encontrados nos sítios arqueológicos?

Dentre os principais vestígios, destacam-se:

  • Instrumentos Líticos. Ferramentas e objetos líticos [do grego Lithikós = pedra] são comumente encontrados por lavradores quando do preparo da terra para o plantio.
  • Vestígios Cerâmicos.
  • Pinturas Rupestres.

O que é uma pessoa arqueológico?

Com a arqueologia, o ser humano consegue aprender sobre a cultura e costumes dos seus antepassados. Os objetos antigos são encontrados principalmente através de escavações, nos chamados “sítios arqueológicos”. Para exercer a profissão de arqueólogo, a pessoa deve concluir o curso de ensino superior em arqueologia.

LEIA TAMBÉM:   O que e o molho chipotle?

Qual é o conceito de arqueologia?

A Arqueologia, portanto, é uma das disciplinas científicas que estudam as relações entre cultura material e sociedades estabelecidas na longa duração. A vertente da Arqueologia que trata do estudo das sociedades no contexto da presença da escrita e/ou documentação define-se como “Histórica”.

Qual a importância dos sítios arqueológicos brasileiros?

PATRIMÔNIO NACIONAL Os sítios arqueológicos brasileiros têm contribuído para a construção da história do povoamento do continente americano, inclusive com dados que contrapõem teorias aceitas internacionalmente.

O que é um sítio arqueológico?

São considerados sítios arqueológicos os locais onde se encontram vestígios positivos de ocupação humana, os sítios identificados como cemitérios, sepulturas ou locais de pouso prolongado ou de aldeamento, “estações” e “cerâmicos”, as grutas, lapas e abrigos sob rocha.