Qual a importancia da educacao para a construcao da cidadania?

Qual a importância da educação para a construção da cidadania?

Enquanto um pré-requisito para outros direitos, a educação é considerada como um direito genuíno da Cidadania. No entanto, a história da educação no Brasil é marcada pelo elitismo e exclusão. O Estado Brasileiro só irá reconhecer a educação como direito de todos na constituição de 1934.

Qual é a importância da cidadania em nossa sociedade explique?

Ser cidadão é compor-se a uma sociedade. A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá a pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo do seu povo. Quem não tem esse direito está à margem ou excluído da vida social e da tomada de decisões.

O que é cidadania e a importância dela?

Cidadania é a permissão atribuída a um cidadão para exercer os seus direitos e garantias de natureza civil, política e social. Exercer a cidadania é garantir que todos esses direitos sejam colocados em prática através do povo de uma determinada região. A palavra cidadania é do latim “civitas”, que significa cidades.

LEIA TAMBÉM:   Como curar fecaloma em gato?

O que é desenvolvimento educacional?

Compreende atividades relacionadas ao planejamento, execução, controle e avaliação de funções de apoio social, pedagógico e administrativo em escolas públicas, privadas e demais instituições. Tradicionalmente, são funções que apoiam e complementam o desenvolvimento da ação social e educativa dentro e fora da escola.

Como é a educação para a cidadania?

Enquanto processo educativo, a educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo.

Como educar as pessoas a partir da Educação?

E, de fato, a inclusão das pessoas a partir da educação potencializa os indivíduos para que se desenvolvam cultural e socioeconomicamente, contribuindo não apenas para sim, mas para toda a sociedade, também. Em resumo, educar as pessoas é torná-las cidadãs, munidas de ferramentas e condições para pleitear melhorias na sociedade.

Por que a educação deve estar voltada para a sociedade?

Portanto, “a educação precisa estar voltada conscientes de seu papel social e de seus deveres e direitos”, como atestam Pires e Cavichioli, pois é a educação que vai abrir o caminho para que as pessoas possam perceber-se no mundo e entender o que devem fazer para garantir condições melhores para viver em sociedade.

LEIA TAMBÉM:   Quantos anos uma pessoa vive com trombocitemia?

Por que a cidadania ganha espaço?

É a partir desse momento que a cidadania ganha espaço, sendo considerado cidadão aquele que nasce em determinado país e goza de direitos garantidos por aquele Estado, enquanto que um estrangeiro se incorpora àquele país e tem sua relação definida pelo Estado, que é quem pode incluir ou retirar a cidadania nacional dos indivíduos.

A escola é um locus fundamental de educação para a cidadania, de uma importância cívica fundamental, não como uma «antecâmara para a vida em sociedade» mas cons- tituindo o primeiro degrau de uma caminhada que a família e a comunidade enqua- dram (Oliveira Martins, 1992: 41).

Porque o direito à educação é um direito subjetivo?

A Educação é direito público subjetivo, e isso quer dizer que o acesso ao ensino fundamental é obrigatório e gratuito; o não oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público (federal, estadual, municipal), ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.

Qual a educação para a cidadania?

Educação para a Cidadania. A educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores dos direitos humanos.

LEIA TAMBÉM:   Quantos dias usar Easotic?

Como a educação é um direito de todos?

Mais à frente, em seus artigos 29 e 39, a LDB esclarece que a educação é um direito de todos, seja ela desenvolvida no lar ou na escola, sendo esta garantida pelo poder público, com liberdade também da iniciativa privada, assegurando oportunidades iguais a todos ( LDB, 1961), mas na prática, infelizmente, não é bem assim que funciona.

Por que a cidadania vai além dos direitos?

No entanto, há quem pondere que a cidadania vai muito além dos direitos e deveres. Nara Suzana Stainr Pires e Rosana Braga Pires Cavichioli afirmam, no artigo Cidadania e educação conscientes, que ser cidadão é ter a consciência de que a pessoa é um sujeito de direitos.