Qual a funcao da soda caustica?

Qual a função da soda cáustica?

Química. O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria (principalmente como uma base química) na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Também usado para desobstruir encanamentos e sumidouros pelo fato de ser corrosivo.

Qual a relação entre a soda cáustica e o cloro?

A cadeia produtiva da indústria de soda-cloro inicia-se com a eletrólise da salmoura. Nesta operação, a soda é coproduzi- da com o cloro, em uma proporção fixa de 1 tonelada de cloro para 1,12 tonelada de soda cáustica.

Qual é a importância do cloro?

Qual é a importância do cloro? O cloro, sob a forma de hipoclorito de sódio, é um desinfetante utilizado no tratamento da água para consumo humano, que permite manter a qualidade microbiológica da mesma. A sua utilização não representa qualquer ameaça para a saúde, nas quantidades (muito baixas) utilizadas para tratamento da água.

LEIA TAMBÉM:   Quais os problemas da diversidade?

Qual o valor recomendado do cloro?

O valor máximo recomendado de 2 mg/L se dá pelo fato de que, em níveis acima desse, o consumidor passa a perceber sensorialmente o cloro, seja pelo gosto, seja pelo cheiro. É importante destacar que o cloro não altera a cor da água, mesmo quando em concentrações muito maiores do que essa.

Quais os efeitos secundários do cloro?

Efeitos secundários do cloro Embora seja um nutriente muito importante e benéfico para a saúde, seu excesso, que sobretudo você é passível de sofrer se consumir alimentos muito salgados, pode te provocar alguns efeitos negativos: Aumento da pressão arterial.

Quais são os níveis de cloro permitidos?

Os níveis de cloro permitidos são definidos pela Portaria da Consolidação nº 5/2017 do Ministério da Saúde. Ela recomenda que a água fornecida contenha um teor mínimo de 0,5 miligramas por litro (mg/L) e máximo de 2 mg/L de cloro residual livre.