Qual a funcao da sala de aula invertida?

Qual a função da sala de aula invertida?

A sala de aula invertida (flipped classroom) é um método de aprendizado no qual o conteúdo é apresentado para o estudante fora do ambiente escolar. E o papel do professor na aula invertida é de aguçar a pesquisa e possibilitar as discussões, mediando a construção do conhecimento.

Quais as principais características da sala de aula invertida?

Trata-se de uma modalidade de ensino que consiste em inverter o uso da sala em relação à forma convencional. Ou seja: comumente, os estudantes assistem às aulas na escola e, salvo os trabalhos em grupo, fazem os deveres em casa sozinhos. Na Sala de Aula Invertida o processo é, com o perdão da redundância, invertido.

LEIA TAMBÉM:   Quem e melhor Roberto Carlos ou Marcelo?

O que é metodologia invertida?

Flipped Learning ou Aprendizagem Invertida é uma metodologia ativa e híbrida que desafia a atual lógica dos processos de ensino-aprendizagem. Nela, o que tradicionalmente acontece em sala de aula (exposição de conteúdos, demonstrações etc.) A intenção é que o estudante não seja passivo no seu processo de aprendizagem.

Como trabalhar com a sala de aula invertida?

  1. Coloque os alunos em contato com o conteúdo. Pense qual atividade pode despertar o interesse dos estudantes pelo tema em estudo.
  2. Estabeleça trocas.
  3. Entre no jogo.
  4. Realize a atividade principal.
  5. Faça um fechamento dos aprendizados.
  6. Avalie.

Quais as vantagens de se adotar uma sala invertida dentro do processo ensino e aprendizagem?

A sala de aula invertida também favorece aqueles alunos com mais dificuldades. A possibilidade de preparação para as aulas os encoraja a buscar conhecimento previamente, respeitando o seu próprio ritmo de estudos. Além disso, o conteúdo pode ser revisado individualmente antes mesmo do contato com o restante da turma.

O que é metodologia ativa e sala de aula invertida?

A sala de aula invertida é um modelo de metodologia ativa que surgiu na década de 90 a partir de pesquisas realizadas nas universidades americanas de Harvard e Yale. Nessa metodologia, os alunos aprendem o conteúdo antes de o professor ensiná-los!

LEIA TAMBÉM:   Qual o significado de figo na Biblia?

Quais os tipos de sala de aula invertida?

Se no modelo tradicional o professor em uma aula expositiva explica a matéria no quadro para que depois os alunos façam, sozinhos, a lição de casa, a sala de aula invertida (do inglês, flipped classroom) significa a inversão desta lógica: primeiro o aluno faz a internalização dos conceitos essenciais antes de aula e …

O que é metodologia ativa exemplos?

Metodologias ativas são processos de aprendizagem em que os alunos participam ativamente da construção do conhecimento. São exemplos de metodologias ativas: PBL, Ensino Híbrido, Gamificação, entre outras mais.

Qual a diferença entre ensino híbrido e sala de aula invertida?

As trocas e debates são muito ricos para a aprendizagem. O ensino híbrido (ou blended learning) é um tipo de metodologia ativa que combina atividades online e offline. A sala de aula invertida encaixa-se nesse conceito. Logo, pode utilizar diversos recursos para promover a aprendizagem.

O que é sala de aula invertida no ensino híbrido?

Já, a sala de aula invertida é quando o método de entrega de conhecimento na aprendizagem tradicional é revertido. A maneira comum de levar o saber até o aluno é através da leitura, assistir aulas e absorver o material didático dentro da sala de aula e, ao final, receber atribuições para fazer em casa.

LEIA TAMBÉM:   O que e o nervo peroneal?

Como trabalhar a sala de aula invertida na educação infantil?

Exemplo de Sala de Aula Invertida Ajudar seu filho a construir um barquinho de papel e brincar com seu filho na bacia com água. Durante a atividade os pais podem fazer perguntas do tipo: por quê será que ele não afunda? Depois os pais escrevem também via aplicativo como foi a experiência.

Quais são os pontos positivos e negativos da utilização da sala de aula invertida?

Os pros da sala de aula invertida

  • Os alunos têm maior controle.
  • Maior interação e trabalho em grupo.
  • Promove o aprendizado centrado no estudante e colaboração.
  • Acesso dá mais transparência aos pais.
  • Conteúdos mais acessíveis (desde que haja tecnologia na sala de aula)
  • Maior eficiência para o processo de ensino-aprendizagem.