Qual a dosagem certa da digoxina?

Qual a dosagem certa da digoxina?

A dose inicial recomendada de digoxina é de 0,125-0,25 mg, uma vez ao dia. Pacientes com DRC em estágio avançado podem necessitar de doses menores para alcançar nível terapêutico. Deve-se realizar exame de função renal, potássio, sódio e cálcio sérico antes do início da medicação.

Qual a dosagem máxima de digoxina?

Concentração máxima: 1 a 3 horas. Concentração terapêutica no soro: 0,8 a 2 nanogramas por mL (mas alguns pacientes podem ter intoxicação mesmo com estas concentrações; recém-natos e crianças podem tolerar concentrações mais altas que adultos).

Quantos digoxina posso tomar por dia?

A dose de manutenção deve ser administrada de acordo com a tabela abaixo:

Neonatos prematuros Dose diária = 20\% da dose de ataque de 24 horas
Neonatos nascidos a termo e crianças de até 10 anos Dose diária = 25\% da dose de ataque de 24 horas

Qual a toxicidade da digoxina?

Fibrilação ventricular ou assistolia levando à parada cardíaca por toxicidade da digoxina são geralmente fatais. Uma superdosagem aguda pode resultar em hipercalemia leve a pronunciada pela inibição da bomba de sódio-potássio. A hipocalemia pode contribuir para a toxicidade.

LEIA TAMBÉM:   Como especificar um retentor?

Qual é o efeito da digoxina no coração normal?

A digoxina produz efeitos diferentes no coração normal e no coração insuficiente. Enquanto pode produzir algum aumento leve da força de contração, a digoxina não aumenta intensamente o débito cardíaco no coração saudável.

O que a digoxina pode causar?

A parada cardíaca proveniente de assistolia ou fibrilação ventricular causadas pela toxicidade da digoxina é geralmente fatal. A superdosagem aguda pode resultar em hipercalemia (de moderada a pronunciada) devido à inibição da bomba de sódio e potássio. A hipocalemia pode contribuir com a toxicidade.

Qual o melhor horário para tomar digoxina?

Nesse caso, a recomendação é tomar a digoxina 1 hora antes ou 2 horas após a refeição. Lembre-se: a regra geral é que todos os medicamentos sejam tomados com água e no mesmo horário todos os dias, nos quadros em que a administração deve ser diária.

Qual o melhor horário para tomar o digoxina?

A digoxina deve ser tomada por via oral com um copo de água, antes ou após uma refeição, sempre no mesmo horário, na dose e pelo período de tempo estabelecido pelo médico, mesmo que os sintomas melhorem rapidamente.

LEIA TAMBÉM:   Qual a maior causa de divorcio no Brasil?

Quais são os efeitos colaterais e a toxicidade da digoxina?

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com a digoxina são náuseas, diarréia, sensação de fraqueza ou tontura, dor de cabeça, ansiedade, depressão ou vermelhidão e coceira na pele. A digoxina pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato.