Qual a diferenca entre pro labore e dividendos?

Qual a diferença entre pro labore e dividendos?

O pró-labore é o salário que o dono recebe por trabalhar no negócio. Não havendo lucro, não pode haver o pagamento de dividendos e, diferentemente do pró-labore, não incide o Imposto de Renda ou a contribuição previdenciária sobre essa retirada.

Qual Imposto sobre pró-labore?

20\%
Para o cálculo pró-labore dos sócios, existem impostos que são pagos pela empresa, que é o INSS de 20\% sobre o valor do pró-labore. Lembrando que não pagam este INSS as empresas optantes do SIMPLES e as desoneradas do INSS conforme a legislação.

Quem recebe pró-labore?

O pró-labore é a remuneração que um administrador recebe pelo trabalho desempenhado em sua empresa. Todos os sócios que desempenham atividades administrativas têm direito ao pró-labore.

Como são distribuídos os dividendos fixos?

Os dividendos fixos são distribuídos pela empresa somente para os acionistas de ações preferênciais (PN), neste caso uma quantia fixa é paga à esses acionistas. Após o pagamento fixo, o restante do lucro acaba sendo dividido entre os acionistas que detém as ações ordinárias (ON).

LEIA TAMBÉM:   Quando ocorre a premiacao do Oscar?

Por que os dividendos são distribuídos aos acionistas?

Os dividendos são a parte dos lucros que são distribuídos aos acionistas. Agora, você talvez esteja se perguntando “por que só parte do lucro?” Bom, em empresas pequenas como, restaurantes, comércios locais é muito comum que o dono do negócio pegue todo o lucro da empresa e use para os seus gastos mensais.

Como é possível a divisão dos dividendos?

Da mesma forma, a divisão dos dividendos em regra é apurada e retirada anualmente, mas é possível que se faça a antecipação mensalmente, trimestralmente ou conforme outra definição entre os sócios.

Qual a diferença entre os dividendos mínimos e fixos?

Vale lembrar, que esse tipo de distribuição de dividendos não costuma ser muito comum aqui no Brasil. Os dividendos mínimos, ao contrário dos fixos, determinam uma espécie de vantagem aos acionistas PN na distribuição do lucro da empresa.