Qual a diferenca entre eficiencia produtiva e eficacia alocativa?

Qual a diferença entre eficiência produtiva e eficácia alocativa?

Segundo Possas (2009), a eficiência produtiva se reduziria à alocativa, na medida em que esta implicaria aquela, ou seja, a concorrência perfeita impediria os custos de se situarem acima do mínimo que o uso eficiente da tecnologia permite.

O que é ordenamento institucional?

O ordenamento institucional trata de definir quais as melhores formas de organizar as atividades econômicas, definindo os princípios, as bases estruturais que melhor atingem os objetivos que são: eficiência, eficácia e justiça distributiva.

O que é ineficiência alocativa?

O termo se refere, numa economia, a ineficácia na alocação de seus fatores de produção. Um exemplo simples dessa misallocation, segundo a nota, é a inflação. “Na época da hiperinflação toda casa brasileira tinha que reservar um cômodo para ser a despensa.

O que é a eficiência alocativa passei direto?

Pode-se dizer que um mercado tem eficiência alocativa se o preço de um produto que o mercado está fornecendo for igual ao valor marginal que o consumidor coloca nele, e é igual ao custo marginal.

LEIA TAMBÉM:   Qual e a importancia de sequenciar proteinas?

O que é justiça distributiva economia?

Justiça distributiva designa um construto relacionado à maneira como as pessoas avaliam as distribuições de bens positivos (renda, liberdade, cargos políticos) ou negativos (punições, sanções, penalidades) na sociedade. A respeito da justiça distributiva, muitos estudos teóricos e empíricos têm sido realizados.

Qual a diferença entre eficiência e equidade?

A eficiência indica que a sociedade está obtendo o máximo que pode de seus recursos escassos, enquanto equidade significa que os benefícios advindos desses recursos estão sendo distribuídos com justiça entre os membros da sociedade.

O que é justiça distributiva exemplos?

Igualdade proporcional. Dar a cada um o que é devido segundo os seus méritos: Assim, voltando ao nosso exemplo do chocolate, se há três chocolates para dividir, e um irmão merece o dobro do que o outro, a igualdade proporcional aqui, que é dois para um, será totalmente observada.