Qual a diferenca entre celulas tronco e embrionarias?

Qual a diferença entre células tronco e embrionárias?

As células-tronco embrionárias não podem gerar tecidos extraembrionários, sendo esse um critério para diferenciação. Essas células são obtidas do embrião em uma fase de desenvolvimento chamada de blastocisto. As células-tronco adultas são capazes apenas de gerar células do tecido que originaram.

Como pode ser utilizada a célula tronco?

Em termos práticos, podemos afirmar que células-tronco são células que têm o potencial de recompor tecidos danificados e, assim, auxiliar no tratamento de doenças como câncer, mal de Parkinson, mal de Alzheimer e doenças degenerativas e cardíacas.

Por que as Células-tronco embrionárias são utilizadas na fase de blastocisto?

Na fase de blastocisto, embrião com 32 a 64 células, as células-tronco são retiradas para diferenciação, in vitro, dos tecidos que se pretende produzir. Nesta fase ainda não existe nenhuma diferenciação dos tecidos ou órgãos que formam o corpo humano e por isso podem ser induzidas para a terapia celular.

LEIA TAMBÉM:   O que faz um bebe nascer com pneumonia?

Por que as Células-tronco embrionárias são mais vantajosas que as adultas?

Segundo Alexandra Vieira, doutoranda de Genética e Cardiologia Molecular e monitora de pesquisa da Fundação Zerbini/Incor e outros os pesquisadores é mais vantajoso usar as células-tronco embrionárias, em relação às células-tronco adultas, pelos seguintes motivos: • pode-se obter um maior número de tipos celulares; • é …

Por que as células tronco embrionárias podem ser utilizadas em pesquisas terapêutica?

As células-tronco embrionárias são essenciais para a pesquisa porque possuem capacidade como nenhuma outra de se diferenciar em qualquer tipo de tecido, ou seja, conseguem dar origem a qualquer um dos 216 tecidos que formam o corpo humano. E isto representa um grande potencial para a medicina.

Por que o uso de células tronco embrionárias é preferível em relação ao uso de células tronco adultas?

Devido a sua grande plasticidade, as CTE têm sido vistas como a melhor fonte de células reconstituidoras de qualquer tecido do corpo humano. As CTE têm sido usadas na reconstituição de tecido cardíaco em pacientes que sofreram infarto do miocárdio.

LEIA TAMBÉM:   Como manter o peso depois de tomar remedio para emagrecer?

Por que há tanta polêmica em torno do uso das células tronco embrionárias?

É aí que mora a polêmica, pois para se utilizar células tronco embrionárias para fins de pesquisa o embrião precisaria ser destruído, o que para algumas pessoas seria considerado interrupção da vida.