Qual a contribuicao de Socrates para a etica?

Qual a contribuição de Sócrates para a ética?

A moral é a parte culminante da filosofia de Sócrates que ensina a bem pensar para bem viver. “Seu filosofar é ético não apenas porque pretende conhecer o bem, porque através da refutação rechaça as falsas opiniões sobre o bem, mas porque transforma efetivamente a seus interlocutores” (YARZA, 1996, p.

Quem foi Sócrates quais suas contribuições para filosofia?

Sócrates (470-399 a.C.) foi um filósofo da Grécia antiga, o primeiro pensador do trio de antigos filósofos gregos, que incluía Platão e Aristóteles, a estabelecer os fundamentos filosóficos da cultura ocidental. “Conhece-te a ti mesmo” é a essência de todo seu ensinamento.

Qual foi a contribuição de Sócrates para a educação?

Através do método que valorize a crítica e o pensamento autônomo do aluno, Sócrates contribui para o desenvolvimento de novas metodologias na educação a distância, buscando uma formação mais humanitária e libertadora para os seus alunos.

LEIA TAMBÉM:   Quando havera mais plastico do que peixes?

O que é a ética socrática?

Ética Socrática é aquela caracterizada por bom caráter e valores morais. Esse ponto de vista é chamado de “intelectualismo moral” e afirma que a virtude pode ser conhecida e, acima de tudo, pode ser ensinada, no princípio do “eu”.

O que é ética para Sócrates e Platão?

A Ética de Sócrates e Platão A ética socrática reside no conhecimento e em vislumbrar na felicidade o fim da ação. Essa ética tem por objetivo preparar o homem para conhecer-se, tendo em vista que o conhecimento é a base do agir ético. Trata-se da ética do respeito às leis,e, portanto, à coletividade.

Quem foi Platão quais suas contribuições para filosofia?

O filósofo foi o responsável pela criação do chamado mundo das ideias e das formas, fundando o pensamento metafísico. Racionalista, realista, dualista e idealista, Platão é o pai das formas dialéticas da filosofia, ou seja, seus escritos foram fundamentais na história da humanidade.

Qual a relação de Sócrates com a educação?

Segundo Sócrates, ele nada ensinava, apenas ajudava as pessoas a tirarem de si mesmas opiniões próprias e limpas de falsos valores, pois o verdadeiro conhecimento tem de vir de dentro, de acordo com a consciência. Em relação ao conteúdo constitui uma exaltação, sem precedentes, do conhecimento.

LEIA TAMBÉM:   Qual e o aumento que o Governo deu para os aposentados?

Qual é o legado para a educação das contribuições de Sócrates e Aristóteles?

Seu legado de conhecimento obtido pela observação, método e lógica seguem desde a antiga Grécia como fundamentos indispensáveis da boa ciência. Para pensar – Aristóteles acreditava que educar para a virtude era também um modo de educar para viver bem – e isso queria dizer, entre outras coisas, viver uma vida prazerosa.

Quais são as 3 teses fundamentais da ética socrática?

Portanto, a areté consiste em agir de acordo com a razão. A partir desse raciocínio que é simples – mas não simplório – Sócrates desenvolveu ainda três ideias que complementam a sua concepção ética: a ideia de autonomia, a tese de que virtude é conhecimento e a tese de que ninguém é mau por livre escolha.

O que é a ética para Platão?

A ética platônica se baseava no mundo das ideal das ideias, procurando sempre alcançar justiça, e aconselhando aos homens cumprirem a busca pelo seu sumo bem, para alcançar a felicidade.