Qual a area de atuacao do economista?

Qual a área de atuação do economista?

O mercado financeiro é uma área ampla de atuação para o economista. Ele realiza estudos de mercado e acompanha a economia de uma forma geral. O economista está sempre atento às novidades relacionadas a situação da economia de sua região, estado, país e também da economia global.

Como o economista pode atuar internamente?

De forma mais específica, o economista pode atuar internamente nas empresas acompanhando e analisando o fluxo de caixa da empresa, tendo assim a capacidade de analisar orçamentos de investimentos, dizendo se são investimentos interessantes ou não. Também acompanha e informa órgãos públicos sobre aspectos econômicos da organização. 4. Auditoria

Como o economista pode atuar no comércio exterior?

O economista pode atuar também no comércio exterior. Nesse caso, deve analisar a economia global e dos países em questão. Essa análise deve ser comparada com a economia brasileira, com o objetivo de identificar possibilidades de investimento em mercados exteriores.

Como o economista atua no mercado financeiro?

O Economista atua em bancos, corretoras, seguros, distribuidores e no mercado financeiro das empresas. Nos bancos, ele acompanha a conjuntura econômica, realiza estudos de mercado para identificar novos clientes e avalia a concorrência, o planejamento e a programação empresarial frente aos planos econômicos.

Qual é a participação de um economista?

Um planejamento estratégico bem estruturado exige a participação de um economista, que contribui com avaliações de risco e de oportunidades de investimento. Ele pode apontar também o tempo de retorno do investimento e os aspectos econômicos variáveis deste planejamento.

Como os economistas exercem suas funções?

De acordo com a Lei nº 1.411/5 (criada em 13 de agosto de 1951), os economistas podem exercer as seguintes funções: Essa área tem o objetivo de melhorar os resultados de empresas, agregar valor do patrimônio com atividades operacionais, como planejamento, análise e controle.