Índice
- 1 Quais seriam as vantagens do uso das células-tronco em relação ao transplante de órgãos?
- 2 Por que as células-tronco são usadas no tratamento de algumas doenças para repor tecidos danificados?
- 3 Como conseguir tratamento com Células-tronco?
- 4 Por que há tanta polêmica em torno do uso das Células-tronco embrionárias?
Quais seriam as vantagens do uso das células-tronco em relação ao transplante de órgãos?
Estas células têm a vantagem de serem tiradas do próprio organismo, manipuladas em laboratório e depois reinseridas. Em pesquisas anteriores, mesmo sendo células do próprio ser vivo, as IPS foram rejeitadas ao serem introduzidas em um ser vivo.
Por que as células-tronco são usadas no tratamento de algumas doenças para repor tecidos danificados?
As células-tronco são capazes de substituir esses glóbulos vermelhos, curando doenças causadas por sua defasagem, como a leucemia. Duas propriedades únicas das células-tronco permitem que elas sejam essa grande fonte de cura: Podem se dividir várias vezes (alta capacidade de multiplicação).
Qual a vantagem de se utilizar as Células-tronco adultas?
A vantagem da utilização da técnica do autotransplante através das células–tronco adultas é que elas não provocam rejeição imunológica e também porque estão isentos de problemas éticos. As células- tronco também podem ser obtidas no sangue do cordão umbilical das crianças recém nascidas, após o parto.
Quais são as desvantagens da célula tronco?
A maior desvantagem é a dose de utilização, uma vez que a doação ocorre em uma única coleta (sem possibilidade de nova coleta) e o volume é restrito. Por isso, o número de células-tronco pode ser limitado.
Como conseguir tratamento com Células-tronco?
O tratamento com células tronco deve ser feito em um hospital ou clínica especializada nesse tipo de procedimento e é feito com a aplicação das células tronco diretamente no sangue da pessoa em tratamento, resultando na estimulação do sistema imune e formação de células especializadas.
Por que há tanta polêmica em torno do uso das Células-tronco embrionárias?
Para fins de tratamento e pesquisa, as células tronco são divididas em adultas ou embrionárias. É aí que mora a polêmica, pois para se utilizar células tronco embrionárias para fins de pesquisa o embrião precisaria ser destruído, o que para algumas pessoas seria considerado interrupção da vida.
Qual a diferença entre células tronco Embrionarias e não embrionárias?
As células-tronco embrionárias não podem gerar tecidos extraembrionários, sendo esse um critério para diferenciação. Essas células são obtidas do embrião em uma fase de desenvolvimento chamada de blastocisto. As células-tronco adultas são capazes apenas de gerar células do tecido que originaram.