Quais sao os tipos de meningite?

Quais são os tipos de meningite?

Há três tipos de meningite, a meningite viral, a meningite bacteriana e a meningite fúngica.

O que pode provocar a meningite?

A meningite pode ser causada por diferentes bactérias, vírus e até fungos. Saiba como você pode pegar a doença, os métodos de prevenção e os seus sinais. A meningite é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro (as meninges), que afeta toda a região e dificulta o transporte de oxigênio às células do corpo.

Quais os tipos de meningite e sintomas?

De forma geral, os principais sintomas indicativos de meningite são:

  • Febre acima de 38ºC;
  • Dor de cabeça muito intensa;
  • Rigidez no pescoço, com dificuldade para encostar o queixo no peito;
  • Manchas vermelhas no corpo;
  • Hipersensibilidade à luz;
  • Sonolência excessiva com dificuldade para acordar;
  • Confusão;
  • Convulsões.

Qual o tipo de meningite não é contagiosa?

leia mais ). A meningite não infecciosa é um tipo de meningite asséptica (meningite causada por alguma coisa que não sejam as bactérias que geralmente causam meningite aguda).

LEIA TAMBÉM:   Quanto tempo depois da Rino pode fazer sexo?

Qual é a meningite mais perigosa bacteriana ou viral?

Bibliografia Selecionada

  • MENINGITE VIRAL: é a forma mais comum e mais leve da doença e frequentemente acomete crianças pequenas e bebês, especialmente no primeiro ano de vida.
  • MENINGITE BACTERIANA: é muito grave e deve ser tratada como uma emergência médica.

Qual a meningite mais perigosa bacteriana ou viral?

Além da diferença óbvia – uma é causada por vírus e outra, por bactérias –, a meningite viral costuma ser menos grave e tende a não deixar sequelas, enquanto a meningite bacteriana pode ser mais grave.

Como é a dor da meningite?

A dor de cabeça na meningite é caracterizada por uma dor intensa por todo o crânio. O que difere de uma dor comum é que na meningite a dor passa a ser mais forte e pode vir acompanhada de rigidez na nuca e dificuldade de abaixar a cabeça.

Qual exame de sangue para detectar meningite?

Exames de sangue podem auxiliar no diagnóstico da doença. Assim, é possível analisar a quantidade de leucócitos totais e de neutrófilos através do hemograma. No sangue também podemos observar o aumento na concentração de proteína C reativa (PCR), que sugere infecção ativa.

LEIA TAMBÉM:   O que e algo plano?

Quanto tempo dura os sintomas da meningite?

Na maioria dos casos, os sintomas de meningite viral duram entre 7 a 10 dias, sendo importante que o tratamento realizado conforme a recomendação do médico, pois assim é possível prevenir o desenvolvimento de complicações, principalmente quando a meningite acontece antes do 1º ano de vida, em que há maior risco de …

Tipos de meningite

  1. Meningite viral. A meningite viral é um tipo de meningite causada por vírus e que costuma ser mais frequente no verão e em pessoas a partir dos 15 anos de idade.
  2. Meningite bacteriana.
  3. Meningite fúngica.
  4. Meningite eosinofílica.
  5. Meningite asséptica.

Qual sistema a meningite atinge?

Meningite é uma infecção que se instala, principalmente, quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas do organismo e ataca as meninges, três membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central.

Quais estruturas a meningite afeta?

É uma doença atinge o sistema nervoso, caracterizada por um processo inflamatório que atinge a membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal das pessoas.

LEIA TAMBÉM:   Quantas pessoas estao abaixo da linha de pobreza?

O que a meningite causa no sistema nervoso?

A meningite é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro (as meninges), que afeta toda a região e dificulta o transporte de oxigênio às células do corpo. A doença provoca sintomas como dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito.

Por que a meningite não consegue fazer isso?

A pessoa com meningite normalmente não consegue fazer isso por conta da rigidez. A meningite pode fazer com que os pacientes percam o apetite, tenham náuseas, dores abdominais e vômitos. Se esses sintomas surgirem associados a outros sinais, especialmente febre alta e rigidez da nuca, é importante consultar um especialista.

Como diminuir o risco de pegar meningite?

Além disso, algumas medidas que também ajudam a diminuir o risco de pegar meningite incluem: 1 Evitar o contato próximo com pessoas doentes; 2 Lavar as mãos depois de estar em locais públicos; 3 Evitar fumar.

Qual o risco de transmissão da meningite viral?

No caso da meningite viral, o risco de transmissão é muito baixo pois, embora o vírus possa passar para a outra pessoa, geralmente não causa uma meningite, mas sim outra doença, como caxumba ou sarampo, por exemplo, dependendo do tipo de vírus.

Qual o período de incubação da meningite?

No caso da meningite meningocócica, o período de incubação oscila entre um e 10 dias, mas, em geral, não ultrapassa os quatro. Inicialmente, a meningite pode manifestar-se por vómitos, náuseas, dores musculares, febre, cefaleia, extremidades frias e erupções cutâneas que persistem sob pressão.