Quais sao os tipos de documentos escritos?

Quais são os tipos de documentos escritos?

históricas escritas são todos os tipos de documentos escritos, como jornais, livros, poemas, letras de música, cartas, diários, documentos jurídicos (leis, constituições, decretos), as fontes históricas iconográficas ou visuais, envolvem as documentações visuais como fotografias, vídeos, filmes, desenhos, gravuras.

O QUE É documentos históricos não escritos?

Os historiadores entendem atualmente que tudo que é produzido pelo ser humano pode ser considerado uma fonte histórica, portanto, não só o texto escrito deve ser entendido como tal. Assim, pinturas, esculturas, construções, fotos, vídeos e relatos orais também são úteis para o historiador.

Qual é o primeiro documento escrito?

Com 20 mil anos de idade, o Osso de Ishango, fíbula de um babuíno encontrada próxima de uma nascente do rio Nilo na República Democrática do Congo, parece ter sido usado para contar fazendo marcas nele.

LEIA TAMBÉM:   Como o crescimento econômico afeta o meio ambiente?

O que são documentos Cite exemplos?

É o caso, por exemplo, do Direito, em que um documento é definido como qualquer que possua relevância jurídica e possa servir como prova. Os órgãos típicos de documentação são os museus, os arquivos as bibliotecas, e os centros de documentação, cada um com as suas características peculiares.

Que tipo de documento histórico são esses?

Os documentos históricos nos ajudam a identificar e relembrar momentos importantes. São eles: escritos, iconográficos, materiais, visuais, sonoros e orais!

O que são documentos históricos exemplos?

Tipos de fontes históricas

  • Documentos textuais: cartas, crônicas, ofícios, diários, relatos.
  • Vestígios arqueológicos: objetos de cerâmica, construções, estátuas.
  • Representações pictóricas: quadros, pinturas, fotos, afrescos.
  • Registros orais: testemunhos pessoais transmitidos oralmente.

Quais são os documentos históricos escritos?

Podemos entender por documentos escritos as cartas, as certidões, textos de jornais e revistas. As fotografias, ilustrações, desenhos, obras de arte, gravuras são documentos históricos iconográficos.

Quais os dois tipos de documentos históricos?

Qual é o primeiro documento escrito sobre o Brasil?

Carta de Pero Vaz de Caminha
Carta de Pero Vaz de Caminha Carta manuscrita de Pero Vaz de Caminha ao rei dom Manuel, dando notícias do descobrimento da Terra de Vera Cruz, hoje Brasil, pela armada de Pedro Álvares Cabral. É o primeiro documento escrito da história do país.

LEIA TAMBÉM:   E melhor comer doce de leite com os amigos?

Qual o conceito de documento?

Alguns deles necessitam de certos trâmites burocráticos e credenciamentos legais como um título de propriedade ou os estatutos de uma entidade. Tradicionalmente, o conceito documento está associado a alguma escritura, já que a linguagem escrita tem sido dominante durante séculos.

Qual é a noção de documento?

No campo do direito, entende-se como documento qualquer título que tenha por finalidade ajuda na conclusão de um processo. A noção de documento sofreu alterações com a evolução da informática. Antigamente, um documento era um papel ou qualquer outro meio físico.

Qual a origem de um documento?

Documento. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Um documento é qualquer registro de informações, independentemente do formato ou suporte utilizado para registrá-las. Instituída pela ciência arquivística, a definição supra possui caráter generalista, o que significa que certas ciências ou alguns de seus ramos especializados podem adotar

Por que o documento é importante?

Em certas ocasiões, o documento é importante por seu simbolismo, como mostra a rendição japonesa durante a 2ª Guerra Mundial. Um aspecto que deve ser levado em conta é a catalogação dos documentos, uma ferramenta importante da atividade investigativa, seja histórica ou de qualquer outro conhecimento.