Quais sao os servicos que o CRAS oferece?

Quais são os serviços que o CRAS oferece?

Serviços oferecidos pelo CRAS

  • Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)
  • Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV)
  • Serviço de proteção social básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosos.

Como o CRAS interage com a rede socioassistencial?

A articulação da rede de Proteção Social Básica, referenciada ao CRAS, visa promover o acesso dos usuários do PAIF aos demais serviços socioassistenciais de Proteção Básica. Dessa forma, assegura-se a família seu acompanhamento, caso se encontre em situação de maior vulnerabilidade ou risco social.

Quais as políticas de assistência social?

I – a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; V – a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei.

O que é um serviço socioassistencial?

A Rede Socioassistencial é uma política social constituída por um conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios que compõem o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e são prestados diretamente ao cidadão ou por meio de convênios com organizações sem fins lucrativos.

LEIA TAMBÉM:   Quanto ganha Influencer Instagram?

Quem tem direito ao CRAS?

O CRAS é um direito seu, é gratuito e é mantido pela Prefeitura e pelo Governo Federal. O CRAS atende pessoas com deficiência, idosos(as), crianças e adolescentes, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Quando devo procurar o CRAS?

Você pode recomendar o CRAS para famílias que você conhece que estejam passando por algum tipo de dificuldade. Na cidade de São Paulo, eles funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

O que é articulação da rede socioassistencial?

A rede socioassistencial é um conjunto integrado de iniciativas públicas e da sociedade, que ofertam e operam benefícios, serviços, programas e projetos, o que supõe a articulação entre todas estas unidades de provisão de proteção social, sob a hierarquia de básica e especial e ainda por níveis de complexidade (BRASIL.

Quais as atribuições do assistente social no CRAS?

O Serviço Social no CRAS tem por finalidade acompanhar as famílias referenciadas por ele, realizar as articulações com a rede socioassistencial presente no seu território de abrangência, bem como realizar os encaminhamentos necessários a esta rede, deve atuar junto a outros profissionais, compondo uma equipe …

Qual o objetivo da Política de assistência social?

A proteção social visa a alcançar os sujeitos mais frágeis das relações sociais, como crianças e adolescentes carentes, idosos e pessoas com deficiência, a família e a maternidade, bem como a integração ao mercado de trabalho, garantindo também o Benefício Assistencial de Prestação Continuada.

LEIA TAMBÉM:   Como funciona a pet anjo?

O que é a política pública de assistência social?

A Assistência Social passa a ser direito do cidadão e dever do Estado, política não contratual, que deve prover os mínimos sociais por meio de um conjunto articulado de ações de iniciativa pública e da sociedade para garantir o atendimento às necessidades básicas.

São exemplos de serviço socioassistencial?

Serviços Socioassistenciais

  • Fortalecimento da convivência familiar e comunitária;
  • Referência para escuta e apoio sociofamiliar e informação para garantia de direitos;
  • Geração de trabalho e renda;
  • Orientação para outras políticas públicas;
  • Prevenção;
  • Atendimento a situações de violação de direitos violados ou ameaçados.

Quais são os serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica?

Serviços ofertados

  • PAIF – Proteção e Atendimento Integral à Família.
  • SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
  • Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas.

Quais são as demandas de um CRAS?

PRINCIPAIS DEMANDAS • Acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência. Encaminhamentos para a rede de proteção social. Orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária.

Quais são os princípios da Estratégia de Saúde da Família?

A estratégia de Saúde da Família reafirma e incorpora os princípios básicos do Sistema Único de Saúde – SUS: universalização, descentralização, integralidade e participação da comunidade.

LEIA TAMBÉM:   Quem descobriu a variabilidade genetica?

O que são as demandas sociais?

DEMANDAS SOCIAIS, RESPOSTAS COLETIVAS A questão social é o eixo central do trabalho do assistente social, que as demandas emanadas da população exigem respostas políticas à luz do projeto ético-político do Serviço Social.

Qual é o papel do CRAS?

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

Quando foi a implantação do PSF?

No Estado de São Paulo, o PSF teve início em 1996 com a implantação de Equipes de Saúde da Família em alguns municípios. Em 2002 o programa já contava com 1.638 equipes de PSF implantadas em 402 municípios, possibilitando uma cobertura de cerca de 20\% da população do Estado, isto é, mais de 5,6 milhões de pessoas.

Como funciona o Programa de Saúde da Família?

Programa Saúde da Família (PSF) Os médicos devem atender a todos os integrantes de cada família, independente de sexo e idade, desenvolver com os demais integrantes da equipe ações preventivas e de promoção da qualidade de vida da população.

Como é o processo de trabalho da estratégia de Saúde da Família?

O processo de trabalho na ESF tem por base as diretrizes e os fundamentos definidos na PNAB, como norteadores das ações e serviços a serem desenvolvidos, na garantia de que os princípios do SUS sejam garantidos na Atenção Básica (AB) à população e que o modelo assistencial reveja as suas práxis.

O que é o caráter substitutivo da ESF?

a) Caráter substitutivo: a ESF não propõe a criação de novas estruturas, exceto em áreas desprovidas de qualquer tipo de serviço.