Quais sao os resultados da politica fiscal?

Quais são os resultados da política fiscal?

Por fim, a função alocativa consiste no fornecimento eficiente de bens e serviços públicos, compensando as falhas de mercado. Os resultados da política fiscal podem ser avaliados sob diferentes ângulos, que podem focar na mensuração da qualidade do gasto público bem como identificar os impactos da política fiscal no bem-estar dos cidadãos.

Quais são os objetivos da política fiscal?

Mais especificamente, a política fiscal busca a criação de empregos, o aumento dos investimentos públicos e a ampliação da rede de seguridade social, com ênfase na redução da pobreza e da desigualdade.

Como funciona a política fiscal no Brasil?

A política fiscal no Brasil segue a Lei da Responsabilidade Fiscal que condicionam os gastos de cada unidade federativa à uma autorização prévia do Tribunal de Contas. Isso exige que os governantes não gastem mais do que o governo arrecadou e que tenham o devido controle do orçamento. Este conteúdo foi útil?

LEIA TAMBÉM:   O que sao microorganismos e onde vivem?

Como a política fiscal pode conter uma inflação?

Por outro lado, a política fiscal também pode ser utilizada para conter um cenário de inflação. Quando a economia de um país cresce de forma abrupta, é comum que exista também um processo de inflação. Por exemplo, entre 2007 e 2008, o PIB do Brasil cresceu 6,10\% e 5,10\%, respectivamente. Enquanto a inflação foi de 4,46\% e 5,90\%.

Como funciona o PPP?

Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia – aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos.

Qual a importância da política fiscal no Brasil?

Qual é a importância da política fiscal no Brasil? Esse conceito está diretamente relacionado à administração das receitas e dos gastos e/ou despesas do governo para regular a atividade econômica do país.