Quais sao os instrumentos de planejamento governamental?

Quais são os instrumentos de planejamento governamental?

Instrumentos de Planejamento Governamental

  • Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI)
  • Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG)
  • Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)
  • Lei Orçamentária Anual (LOA)

Quais foram as características gerais do planejamento no Brasil até a década de 1930?

Antes de 1930, o Brasil se caracterizava por uma estrutura econômica baseada na agricultura, sendo que o poder político se concentrava nas oligarquias rurais, notadamente de São Paulo e Minas Gerais. …

O que representou o SALTE?

Plano SALTE é o nome de um plano econômico elaborado pelo governo brasileiro, na administração do presidente Eurico Gaspar Dutra (1946-1950) que tinha como objetivo estimular o desenvolvimento de setores como saúde, alimentação, transporte e energia (exatamente o significado da sigla “SALTE”).

Como funciona as políticas públicas de planejamento regional?

As Políticas Públicas de Desenvolvimento Regional são geradas a partir das falhas de mercado existentes nas regiões, com tendências normativas, a partir de um nível social ou politicamente indesejável, com sucessivos desequilíbrios da renda per capita ou entre o distinto comportamento de desenvolvimento das regiões.

LEIA TAMBÉM:   Porque o Bilhete Unico esta bloqueado?

Como o presidente deve fazer a condução da política econômica?

O presidente deve fazer a condução da política econômica do país. Isso inclui desde implementar a política fiscal, que é a forma como se arrecada e se aplica o dinheiro público. Uma de suas obrigações é enviar todo ano o projeto de lei orçamentária e o plano plurianual para aprovação do Congresso.

Qual o salário do presidente do Brasil?

Atualmente (2010), o salário do presidente do Brasil é de R$ 11.420,00. Os critérios para se candidatar ao cargo político de maior responsabilidade do país seguem a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. – Não ter substituído o atual presidente nos seis meses antes da data marcada para a eleição.

Por que o presidente é essencial no nosso sistema político?

O presidente é uma figura essencial dentro do nosso sistema político, porque exerce funções muito importantes. Como pensar e executar políticas públicas, escolher ministros, sugerir, vetar ou sancionar projetos de lei aprovados pelo Legislativo. Enfim!

Quem pode não saber o que faz um presidente da República?

LEIA TAMBÉM:   Como ajudar a Legiao da Boa Vontade?

Muita gente pode não saber direito o que faz um Presidente da República. Afinal, esta não é uma pauta muito discutida no dia a dia. Na verdade, as atribuições de políticos causam muitas dúvidas e inquietações na população como um todo. Afinal de contas, o que essa pessoa faz ou precisa fazer?