Quais sao os grupos com maior risco de desenvolverem a TB pulmonar?

Quais são os grupos com maior risco de desenvolverem a TB pulmonar?

No Brasil, as quatro populações mais vulneráveis são: Os moradores de rua, a população carcerária, os infectados pelo HIV e a população indígena, que em geral vive em uma situação de pobreza e tem um risco três vezes maior de contrair a doença.

Quais os grupos de risco para tuberculose?

Pessoas que compõe o grupo de risco da tuberculose, como portadores de HIV positivo, pacientes que recebem tratamento para doenças autoimunes ou imunossupressores, pessoas que tiveram contato com portadores da enfermidade, crianças abaixo de 5 anos, profissionais da área da saúde, imigrantes, população privada da …

Como funciona o TDO?

Além da construção do vínculo entre o profissional de saúde e a pessoa com tuberculose, o TDO inclui a ingestão dos medicamentos pelo paciente realizada sob a observação de um profissional de saúde ou de outros profissionais capacitados, como profissionais da assistência social, entre outros, desde que supervisionados …

LEIA TAMBÉM:   O que quer dizer a garantia de prioridade?

O que é TDO em tuberculose?

O Tratamento diretamente observado (TDO) para a tuberculose consiste na tomada diária (de segunda a sexta-feira) da medicação sob supervisão do profissional de saúde.

O que pode agravar a tuberculose?

A Tuberculose é uma das doenças que mais matam no mundo, de acordo com o Ministério da Saúde. A doença que pode ser transmitida facilmente pelo ar, pode agravar-se quando associada a vícios e doenças com a diabetes e HIV.

Quais são as complicações da tuberculose?

A tuberculose pode gerar complicações resultantes diretamente da infeção pulmonar, que nos casos mais graves poderá resultar em Sepsis (infeção generalizada). Os casos de sepsis são extremamente graves e consequentemente estão associados a um elevado risco de morte.

Como é feito o tratamento da tuberculose?

No Brasil, o esquema mais utilizado é o esquema básico, recomendado para todos os casos novos de qualquer forma de tuberculose, exceto meningite. Consiste no uso de rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol por dois meses na fase intensiva e de rifampicina e isoniazida por quatro meses na fase de manutenção.