Quais sao os emprestimos registados nesta conta?

Quais são os empréstimos registados nesta conta?

Nesta conta (conta 41) podem ser registados os empréstimos concedidos a empresas em que exista uma relação de acionista/sócio, sendo utilizada a subconta respetiva consoante o tipo de ligação existente, ainda que o sócio não esteja a agir como tal, tratando-se de um mero investimento financeiro, com o objetivo de obter rendimentos.

Como creditar o dinheiro emprestado?

A empresa que toma o dinheiro emprestado (mutuária) irá creditar, em contrapartida da entrada do numerário em sua conta bancária ou no seu caixa, uma conta específica do: a) passivo circulante, no caso de não haver data prevista para liquidação ou com data prevista para vencimento antes do término do exercício social seguinte;

Como fazer o lançamento contábil de empréstimo?

Como fazer o lançamento contábil de empréstimo entre sócio e empresa? A empresa Tisa recebe recursos em dinheiro da empresa Visa, sua coligada, mediante contrato de mútuo, nas seguintes condições: a) data de efetivação do contrato (transferência do dinheiro):30.06; c) 12 pagamentos mensais fixos (principal+ juros), após 6 meses de carência.

LEIA TAMBÉM:   Qual era a principal atividade econômica da Mesopotamia?

Como é comum os sócios emprestarem dinheiro para a empresa?

É prática comum os sócios emprestarem dinheiro para a empresa na qual participem, não sendo raro também o inverso, ou seja, os sócios tomarem dinheiro emprestado da sociedade, mesmo que essa não seja uma instituição financeira. REGISTRO CONTÁBIL DO CONTRATO DE MÚTUO

Qual a natureza do empréstimo concedido?

Se o empréstimo concedido não tiver características de investimento financeiro, como no caso em concreto, sendo meramente de curto prazo, ou de natureza comercial, deve ser classificado nas contas a receber, dependendo da respetiva natureza.

Como justificar o empréstimo compulsório?

A instituição do empréstimo compulsório se justifica quando, para atender a calamidade pública, são necessárias despesas extraordinárias. A iminência de guerra externa é fundamento suficiente para a instituição de empréstimo compulsório.

Qual a taxa de juro desses empréstimos?

Todavia a taxa de juro desses empréstimos, é considerada uma taxa supletiva, ou seja, não pode exceder os juros legais acrescidos de 3\% ou 5\%, conforme exista, ou não, garantia real, sob pena de ser considerado usura.